São Luiz Gonzaga | Casca

Expediente na secretaria:
Segunda a sexta feira: 08h às 11h30 e 13h30 às 17h30
Sábado: 08h às 10h

A parte norte do primitivo município de Guaporé começou a ser colonizada mais intensamente a partir de 1904 por famílias provenientes das colônias velhas, de origem italiana e polonesa. Os padres palotinos de Passo Fundo atendiam espiritualmente esta vasta região. Consta que, provavelmente no final de 1904 ou meados de 1905, o primeiro padre a chegar até Casca foi o Pe. Valentim Rumpel, da Pia Sociedade das Missões, (assim se chamavam os palotinos naquele tempo), pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo. Em sua primeira visita, no lombo de cavalos, foi acompanhado pelo comerciante Alberto Busata. Entrou pelo já conhecido Campo de Meio, atravessando as matas, subindo e descendo as coxilhas, e celebrou a primeira missa na casa de um agricultor. Foi este sacerdote Pe. Valentim Rumpel que, considerando o elevado número de colonos que haviam se instalado na região e considerando o seu espírito religioso, sugeriu que se criasse uma capela em honra de São Luiz Gonzaga. A sugestão foi logo atendida, sendo construída pequena capela de madeira. A localidade tomou o nome de São Luiz da Casca.

A comunidade progrediu rapidamente. Em 1907 foi erigida em curato, (freguesia - ainda não paróquia plena) desmembrado de Passo Fundo e de Linha Onze (Serafina Correa). O primeiro cura foi • Pe. Agostinho Zaraza, palotino, polonês, no mesmo ano de 1907. No final de 1907 chegou novo sacerdote para ajudá-lo, o Pe. Domingos Nostra.

Em 18 de fevereiro de 1908 o Bispo Dom João Antônio Pimenta, auxiliar de Porto Alegre, em visita pastoral à Paróquia da Conceição, esteve em Casca e escreveu no Livro Tombo alguns dados importantes. Diz explicitamente: "Fizemos a Nossa primeira Visita Pastoral a esta capela de São Luiz Gonzaga de Casca, filial da Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo". Relata depois que um dos padres palotinos fixara residência no povoado. (Pe. Agostinho Zaraza). O bispo elogia seu trabalho que preparou a criação da paróquia, pregando a Palavra de Deus em dois idiomas: polonês e italiano e, embora o Bispo não diga, também certamente em português. O Pe. Agostinho ampliou a pequena capela, fazendo com que a velha capela servisse de capela-mor da nova Igreja, embora ainda toda de madeira. O Bispo deixou registrado um apelo para que o povo colaborasse na construção da Igreja definitiva, que deveria ser de "tijolos queimados e com proporções para futura paróquia".

Os dois sacerdotes foram substituídos pouco tempo depois, pelo Pe. João Zanella e seu coadjutor Pe. João Schmitt, ambos palotinos.

Em abril de 1913 aconteceu nova presença de um Bispo no curato de Casca: Dom Miguel de Lima Valverde, primeiro Bispo da Diocese de Santa Maria, recém criada em 1910. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo, com o curato de Casca, tinha passado a pertencer à Diocese de Santa Maria e não mais a Arquidiocese de Porto Alegre. O Bispo deixou registrado que em Casca havia verdadeira vida religiosa e pelo seu desenvolvimento progressivo prometia ser em breve uma paróquia modelo.
Em outubro de 1919 foi a vez do arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, fazer a visita pastoral ao curato de Casca, embora pertencesse à Diocese de Santa Maria. Começou pela capela São Domingos onde realizou 392 crismas. Observou que, embora a Igreja Matriz fosse de madeira e provisória, tudo estava bem organizado. De escrito: "fizemos a visita pastoral à paróquia (curato) de São Luiz de Casca, porque em pouco tempo passará a pertencer à Arquidiocese Porto Alegre... e seria penoso voltar expressamente para visitar e lugar." Como se vê por estes dados, havia a combinação entre os Bispos de Porto Alegre e Santa Maria de que Casca voltaria a pertencer à Diocese de Porto Alegre. Mas não aconteceu logo.

No dia 3 de janeiro de 1921 o Bispo de Santa Maria, Dom Miguel de Lima Valverde, elevou definitivamente o curato de Casca categoria de Paróquia. No dia 9 de janeiro o Pe. Zanella deixou Casca para assumir a Paróquia de Nova Palma. No dia 19 do mesmo mês assumia interinamente, "enquanto não viesse outro padre", o Pe. João Barbisan, também palotino e que fora coadjutor em Passo Fundo.

Em 27 de março de 1921 a comunidade de Casca foi transferida para a jurisdição da Arquidiocese de Porto Alegre, deixando de pertencer à Diocese de Santa Maria. Em 1959 houve mais uma modificação dos limites das Dioceses e a partir deste ano Casca começou a pertencer à Diocese de Passo Fundo, já criada em 1951.

Finalmente, a 14 de abril de 1921 tomava posse (e assim se instalava a paróquia), o primeiro pároco Pe. Aneto Bogni, da Congregação de São Carlos (Carlistas). A partir desta data, por setenta e dois anos, até 15 de dezembro de 1993, os carlistas atenderam generosamente a paróquia São Luiz de Casca.

Por muitos anos funcionou, em local próximo à Igreja Matriz, Seminário Menor dos Padres Carlistas, "Seminário São Rafael". A partir de 1998 o prédio e a propriedade foram transformados em “Fazenda da Esperança São Rafael", destinada à recuperação de viciados em drogas, ramo masculino. Excelentes frutos foram colhidos.

Local e Contato

Endereço: Rua Pe. Anetto Bogni, 175 CEP: 99260-000 | Casca - RS