Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
São José Operário | Passo Fundo

São José Operário | Passo Fundo

Pároco: Padre João Luiz Foschiera
Vigário Paroquial: Padre Arnildo Fritzen
Número de Comunidades: 13
Data da fundação: 01 de maio de 1964

Expediente na secretaria:
De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, e nos sábados de manhã, das 9h às 11h

 
 
 

A Paróquia São José Operário - Bairro Vera Cruz de Passo Fundo, foi criada no dia 1º de março de 1964, a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

O nome São José já era da capela anterior do bairro Vera Cruz, porém foi acrescentado o apelido de Operário por estar num bairro constituído principalmente por operários. Os padres carlistas assumiram a paróquia e zelosamente a dirigiram por mais de quarenta anos. Os paroquianos são em geral migrantes que, vindos de toda a região, estabeleceram-se no bairro. A solenidade de posse do primeiro pároco, Pe. Benjamim Basso, foi realizada por Dom Cláudio Colling.
Em 1º de maio de 1967, foi feita a Benção da Pedra Funda- mental da nova Igreja. Em 12 de outubro de 1968, foi dado o início a escavação dos alicerces. A mão-de-obra foi realizada por sete noviços carlistas com colaboração gratuita também de alguns operários que se ofereceram para ajudar. Isto foi fruto de um desafio lançado pelo pároco há mais tempo, que se o povo quer a sua igreja, deve construir com suas próprias mãos: "A Igreja São José Operário deve ser obra dos seus operários", dizia o Pe. Benjamim.

Em 15 de abril de 1972, foi realizada a primeira visita pastoral pelo bispo Dom Cláudio Colling. Em 12 de agosto de 1984, Dom Urbano faz sua primeira visita pastoral à paróquia.

No dia 23 de outubro de 1983, depois de muito trabalho, foi feita a solene inauguração da nova Casa Paroquial. Ela foi construída sob a coordenação do Pe. João Granzotto e com a colaboração dos católicos alemães. Em 14 de outubro de 1984 foi inaugurada a Igreja.

Nas dependências da Igreja existem espaçosas salas as quais servem para encontros catequéticos e para diversas reuniões de todos os movimentos, pastorais e grupos diversos.

A partir de 1991 a paróquia começa a contar com uma creche construída pela família Dall'Igna e dirigida pelas irmās claretianas.

É de destacar a dedicação dos leigos que formaram as diversas atividades pastorais, movimentos e grupos afins para que a comunidade pudesse crescer sempre mais como Igreja no Bairro Vera Cruz. Ao longo dos anos o bairro cresceu em população, tornando-se hoje uma das maiores paróquias da diocese.

Em 27 de fevereiro de 2005 os padres carlistas, por iniciativa própria e visando levar seus sacerdotes para outros ambientes em que o desafio missionário com migrantes é maior, entregaram a Paróquia à Diocese. Dom Ercílio Simon, após ouvir o Conselho Presbiteral e o Colégio de Consultores, recebeu a paróquia agradecendo o valioso trabalho dos padres carlistas em mais de 40 anos de serviços no bairro. Ainda permanece no bairro o Seminário Carlista e a Casa de Padres carlistas idosos. Estes se manifestaram colocando-se a serviço do novo pároco diocesano.

 
 
Local e Contato

Endereço: Rua São Leopoldo, 01 - Bairro Vera Cruz CEP: 99040-040 | Passo Fundo - RS
Telefone: (54) 3311-7750
E-mail: sjoperariopf@arquidiocesedepassofundo.com.br

 
 
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.