Santo Antônio | Gentil

Número de Comunidades: 13
Data da fundação: 13 de junho de 1966

Expediente na secretaria:
segunda-feira a sexta-feira das 13: 30 horas às 17horas.
Atendimento do padre na paróquia todas as quinta feira de manhã das 8:30 horas às 11:30 horas

Vestígios de habitações indígenas são os registros dos primeiros habitantes de Gentil. Área ocupada para a criação de gado pelos jesuítas (reduções), a região ficou abandonada quando os jesuítas foram expulsos. Tornou-se alvo de cobiça e conflitos. As terras passaram a ser usadas por posseiros. Depois foram tomadas dos posseiros por fazendeiros e requeridas ao governo. Criaram-se as primeiras fazendas. A região continuou sendo passagem de tropeiros das antigas missões para Vacaria e Sorocaba/ SP.

A vinda dos imigrantes de origem italiana de Alfredo Chaves (Veranópolis), Antônio Prado, entre outras cidades, formou a nova colonização. Inicialmente era chamada de Lagoa Comprida, no início do século 20. Depois surgiu novo nome: Tapera.

Religiosamente, nos primeiros decênios do século 20, a desobriga desta colonização era feita pelo Pe. Calógero Tortorici vindo de Marau e Pe. Aneto Bogni vindo de Casca. Então já tinha o novo nome: Tapera. Posteriormente, com a vinda dos padres capuchinhos a Marau, passou a ser atendida pelos freis, pertencendo então à Paróquia Cristo Rei de Marau.

O desenvolvimento se propaga. A localidade passa a se denominar Vila Gentil, em homenagem ao Frei Gentil de Caravaggio, pelos múltiplos serviços prestados à população.

Moinhos, agricultura de subsistência... e um sonho: criar uma paróquia. Com o aval de D. Cláudio Colling, em 11 de maio de 1966 é criada a Paróquia Santo Antônio de Vila Gentil, atendida pelo Côn. Guilherme Maschio (1966-1970).

Ao longo dos anos a estrutura material foi sendo construída: Casa Paroquial, Centro Comunitário, Igreja Matriz e 14 comunidades. As capelas pertencentes à Paróquia de Santo Antônio de Gentil têm uma boa estrutura, com igreja, centro comunitário, área de lazer e cemitério.
Hoje as atividades profissionais dos gentilenses que merecem ênfase são a agricultura e a pecuária. Também destacam-se a avicultura, a prestação de serviços e a presença de pequenas indústrias que atualmente se encontram em fase de expansão. São referências religiosas: a festa da Gruta (fevereiro), festa do Colono e Motorista (outubro) e a festa do padroeiro (junho).

Local e Contato

Endereço: Rua da Fonte, 94 CEP: 99160-000 | Gentil - RS