Santo Antão | Pontão

Pároco: Padre Lauro Castelli
Número de comunidades: 19

A comunidade de Santo Antão, nos idos de 1927, consta como capela atendida pelos padres de Passo Fundo. A esta capela acorriam os moradores da redondeza, em geral bastante pobres. Moravam numa extensa região que, na direção de Ronda Alta apresentava as florestas da Fazenda Sarandi, doutro lado ia até as barrancas do Rio Passo Fundo e doutro lado se esparramava por coxilhas onde campos e matas se alternavam. A região era cortada por uma sinuosa estrada de chão batido que ligava Ronda Alta, Pontão a Passo Fundo. Pontão pertencia ao município de Passo Fundo e parte à Carazinho, que então começava a crescer. Era uma região de pouco desenvolvimento porque a floresta não era aproveitada e a região dos campos era usada somente para a pecuária um tanto primitiva.

Pelos anos de 1917, ficou mais clara a necessidade de terras para os filhos dos imigrantes, principalmente italianos e alemães, que desde as chamadas "colônias velhas" olhavam cobiçosos para as vastas extensões de terras não aproveitadas no Estado. Começou então um plano de colonização. Companhias colonizadoras intermediaram com os proprietários e fracionaram vastas áreas, originando grande parte dos municípios de Sarandi, Rondinha, Constantina, Ronda Alta e Pontão.

A família Annoni, de Carazinho, comprou, em julho de 1944, uma parte da fazenda Sarandi, uma área de 16.845 hectares, desenvolvendo um projeto industrial-madeireiro, bem como um empreendimento agropastoril. A Fazenda Sarandi encolheria ainda mais com a construção da hidroelétrica do Rio Passo Fundo e de vários assentamentos de agricultores, promovidos pelo governador Leonel Brizola e outros assentamentos posteriores.

Mas foi a desapropriação da Fazenda Annoni, na década de 1980, que propiciou, ao longo de mais alguns anos, a formação de muitas novas comunidades católicas. As famílias assentadas nas terras que eram de Annoni, se uniram e criaram comunidades, respeitando a dimensão ecumênica. Estas comunidades, somadas às já existentes, até então atendidas por Carazinho, Sarandi, Rondinha, Ronda Alta e Passo Fundo, deram as condições para que fosse criada, em 09 de fevereiro de 1997, a Paróquia Santo Antão de Pontão. Logo se viu o acerto da iniciativa de criar a paróquia, revigorando as comunidades e detendo o avanço de outras denominações religiosas.

Local e Contato

Endereço: Av. Júlio Mailhos, 1477 CEP: 99190-000 | Pontão-RS