Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Sagrada Família | David Canabarro

Sagrada Família | David Canabarro

Pároco: Padre Luiz Signor
Número de comunidades: 20

Seg a Sex da 08:00 às 11:30 h e das 13:30 as 17:30h aos sábados pela parte da manhã das 08:00 as 11:00h

 
 
 

Quando começou antes de 1930, quando, diversas famílias de origem italiana, vindas de Vila Maria, fixaram residência na região. Já habitavam as terras poucos habitantes, em geral na penúria. Quase todas as terras eram cobertas de mato e capoeira, sem estradas. Era dura a tarefa inicial dos colonos em produzir seus alimentos.

Por ocasião da chegada dos colonos a "Vila Augusto César", antes de 1930, a localidade mais próxima era Ciríaco, distante sete quilômetros. Era em Ciríaco que existia onde comprar o mais necessário. Lá também se podia assistir à missa, duas vezes por ano, por ocasião da visita paroquial realizada pelos Padres Missionários da Sagrada Família, residentes em Passo Fundo.

Além do machado, foice e facão, os colonos trouxeram o costume de praticar a religião ensinada pelos pais e a tarefa de educar os filhos na religião católica. Construíram um capitel onde se reuniam aos domingos e dias santos para rezar o terço e cantar o oficio, como costumavam seus pais na terra natal. Cortando matos, queimando roças, plantando e colhendo o resultado do suor, passaram anos de vida solitária e sacrificada.

Pouco a pouco aumentou o número dos que repartiram com os seus patrícios a mesma sorte. Acharam-se bastante corajosos para levantar uma capela de madeira, na hoje chamada Linha Santo Ângelo, próximo ao Módulo Esportivo Municipal. Era perto do Rio São Domingo, dois quilômetros de distância do capitel. Esta capela dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes gozou também das visitas paroquiais dos padres de Passo Fundo duas ou três vezes cada ano.

Por ocasião da visita pastoral de Dom Antônio Reis, Bispo de Santa Maria, no mês de outubro de 1938, achando a Sede 35 centro de uma vasta região, julgou necessário erigir ali uma paróquia. Os fiéis, muito animados, logo começaram a realizar a ideia do Bispo Diocesano. Construíram uma Igreja de madeira, de tamanho 12 por 18 metros.

No ano seguinte, 1939, a 20 de agosto, realizou-se a cerimônia de introdução do Pe. Germano Classen, Missionário da Sagrada Família, como administrador da futura paróquia. Por sugestão dos padres da Sagrada Família a nova Igreja Matriz foi construída no lugar onde hoje se encontra. Também, por sugestão dos mesmos padres, foi trocado o padroeiro. Como padroeira desde então ficou a Sagrada Família.

Cinco anos depois, foi nomeado como primeiro Pároco o Pe. Germano Classen, em 3 de janeiro de 1944, data da criação da Paróquia. Durante estes primeiros anos prestaram auxílio na administração da nova paróquia vários padres de Passo Fundo, Missionários da Sagrada Família: Pe. Felipe Colle, Pe. José Breja, Pe. Francisco Görres, Pe. Jorge Anneken e o Pe. Nicolau Gouverneur.

 
 
Local e Contato

Endereço: Rua Germano Classen, 269 CEP: 99980-000 | David Canabarro - RS
Telefone: (54)98402-1319
Email: sagradafamilia@arquidiocesedepassofundo.com.br

 
 
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.