Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Nossa Senhora de Fátima | Passo Fundo

Nossa Senhora de Fátima | Passo Fundo

Pároco: Padre Ivanir Rodighero
Vigário: Padre Ivanir Antonio Rampon
Número de Comunidades: 3
Data da fundação: 1ª de março de 1964

Expediente na secretaria:
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 11h30

 
 
 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro Fátima, Passo Fundo, foi criada por Decreto do Bispo Diocesano Dom Cláudio Colling, no dia primeiro de março de 1964. A vila, antes da criação da Paróquia, chamava-se Santa Teresinha. Ainda hoje muitos documentos chegam aos domicílios com o antigo nome de Santa Teresinha, o que às vezes, causa certos aborrecimentos.

Os limites geográficos da nova paróquia foram desmembrados da Paróquia da Catedral Nossa Senhora Aparecida e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A nova paróquia, atualmente, abrange as Vilas Annes, Victor Issler, Vergueiro, Eliza e Fátima no perímetro urbano. Na zona rural, por ocasião da criação da paróquia, recebeu as capelas de Coxilha, Colônia Miranda, São Sebastião, Rio do Peixe, Rincão das Quinas e Engenho D'Água.

Em 1977, devido ao acúmulo de trabalhos do Pároco e havendo acordo entre a Cúria Diocesana e as Paróquias de Sertão e Tapejara, toda região rural, menos Coxilha, passou para a jurisdição das Paróquias de Sertão e Tapejara. Isto até 1982 quando houve novamente o remanejo e essas capelas voltaram a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Em maio de 1985, foi criada a Paróquia São José, do bairro São José, e juntamente com o decreto de criação da nova paróquia foram anexadas todas as capelas da zona rural da Paróquia Nossa Senhora de Fátima a esta nova paróquia. Assim a Paróquia de Fátima ficou restrita ao perímetro urbano. A paróquia, por sua característica sociocultural divide-se em dois bairros de classe média, menos populosos e três de classe proletária pobre, com uma densidade demográfica alta.

Hoje nos deparamos com a invasão de muitas seitas, fruto da intensa religiosidade do povo, aliada a falta de um conhecimento maior da fé católica. Também é fruto do proselitismo de algumas denominações religiosas que se aproveitam das necessidades espirituais e materiais do povo.

Mesmo com essas dificuldades encontramos grupos, movimentos e pastorais dispostos à Evangelização e dinamização dos trabalhos paroquiais. A catequese e a liturgia encontram muitos leigos que assumem alegremente sua organização e execução.

 
 
Local e Contato

Endereço: Rua Tupinambá, 507 CEP: 99020-160 | Passo Fundo
Telefone e WhatsApp: (54) 3311-6559
E-mail: nsfatimapf@arquidiocesedepassofundo.com.br

 
 
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.