Paróquias

23.Jun - Paróquia São Judas Tadeu recebe doações do Programa de Aquisição de Alimentos
Paróquia São Judas Tadeu recebe doações do Programa de Aquisição de Alimentos

Nesta terça-feira, 22, teve início as entregas de alimentos para as famílias através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) proporcionado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A entrega ocorreu na paróquia São Judas Tadeu de Passo Fundo e contou com a participação da Caritas Arquidiocesana e Paroquial.

O programa chegou à região de Passo Fundo, com base em ações desenvolvidas com o suporte da COAPI, a Cooperativa Aguassantense de Apicultores Ltda. Assim, a iniciativa se constitui em uma política pública que beneficia os agricultores e as famílias que recebem os produtos. A Cáritas Arquidiocesana se integra ao programa.  O projeto desenvolvido tem a duração de um ano, com estimativa de atender a cerca de 1400 pessoas

Segundo o agricultor Antonio Petry, que faz parte da COAPI, foram doados alimentos que podem ser utilizados no dia a dia destas famílias “alimentos de qualidade que antes acabavam sobrando, até mesmo indo fora, passaram a ser destinados para essas famílias em situação de necessidade, além dos alimentos destinados pelo projeto, cada família também fez uma doação para colaborar também com a Caritas”, disse Antonio.

O PAA possui dois objetivos centrais, promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e para o alcance destes objetivos o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.  O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A coordenadora da Caritas Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, Leopoldina Lopes informou que serão beneficias as pessoas em situação de extrema necessidade da comunidade, serão em torno de 80 famílias “é uma corrente de solidariedade muito grande e bonita, nos gratifica muito saber que nosso irmão está sendo também alimentado e acolhido”, comentou ela.

Nesse processo que está acontecendo estão sendo beneficiadas famílias das paróquias São Judas Tadeu, Santo Antônio, São José Operário (vera Cruz) e a comunidade Dom João Bosco (Donária) e as entregas estão acontecendo de maneira quinzenal.

O educador social da Caritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Franciel Risson Bachi, destaca importância dessa ação para as famílias cadastradas e atendidas pelas equipes paroquiais de Cáritas, que tem por objetivo, oportunizar o acesso a alimentos diferenciados, como frutas, legumes e verduras, cumprindo um papel fundamental nesse tempo em que estamos vivendo onde muitas famílias precisam optar em que alimentos vão adquirir.

O PAA ajuda no combate a fome, proporcionando uma alimentação diversificada, levando a mesa das pessoas segurança alimentar. “Nosso agradecimento as equipes envolvidas nesse momento e desejamos que possamos ampliar para outros barros da cidade, oportunizando o acesso a mais pessoas da cidade”, finaliza Franciel.

Amanda Nascimento