Paróquias

06.Fev - Paróquia São José, em Passo Fundo, acolhe novo pároco e vigário paroquial
Paróquia São José, em Passo Fundo, acolhe novo pároco e vigário paroquial

O testemunho de Santa Águeda, celebrado no dia 05 de fevereiro, foi a motivação da celebração de posse do padre Daniel Feltes como pároco da paróquia São José – Bairro, em Passo Fundo. Ao lado dele, o padre Leonardo Foschiera assume como vigário paroquial. A missa, que envolveu a comunidade na noite desta quarta-feira, ressaltou, também, a missão do padre em uma paróquia.

Em sua homilia, dom Rodolfo Luís Weber, ressaltou que o padre é aquele que ensina, orienta e está junto à comunidade. “O padre tem a missão de estar à frente, caminhar junto e estar atrás, para buscar aqueles que se perdem. É ele que é enviado para anunciar a Palavra, quem ensina. A Igreja o envia para ser um servido”, colocou o arcebispo que acrescentou, ainda, que o padre precisa estar atento ao cuidado com as pessoas. “Jesus veio se ocupar com pessoas de carne e osso, com qualidades e limitações. O padre, portanto, segue esta missão: todas as criaturas são frágeis e precisam de cuidado. A Igreja quer cuidar das suas criaturas”, completou.

Durante o rito de posse, celebrado nas duas paróquias, ocorreu a leitura da provisão de posse do pároco e vigário paroquial que, também, receberam o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água e o óleo dos Catecúmenos - utilizados no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização.

Ao fim da celebração, o novo pároco agradeceu a acolhida da paróquia, da família e da comunidade do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida – onde atuava até o último ano. Também, o padre destacou o desejo de ensinar e aprender junto com a comunidade. “Quero caminhar junto com vocês, nos passos de Jesus. Que possamos ser guiados por suas palavras, sermos suas testemunhas nesse mundo. Maria e José caminham conosco e são referência no nosso caminho, mas tudo é por causa de Jesus que é caminho, verdade e vida”, colocou. “Venho com humildade e simplicidade para construirmos juntos e estarmos juntos. Conto com as orações de todos”, concluiu. Endossando as palavras de padre Daniel, o novo vigário, padre Leonardo, destacou, ainda, o desejo de estar nas escolas, junto aos jovens.

Sammara Garbelotto