Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Paróquias
 
27.Jul - Paróquia Nossa Senhora da Glória inicia implementação da Pastoral da Saúde
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Paróquia Nossa Senhora da Glória inicia implementação da Pastoral da Saúde

 

Com a missão de priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde, a Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Atuando de forma (arqui)diocesana ou paroquial, a Pastoral se compromete em auxiliar as comunidades desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. Além disso, esta é uma pastoral que prioriza as comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam.

 

Na Arquidiocese de Passo Fundo
Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Pastoral da Saúde atua de forma arquidiocesana – através de orientações, encontros, seminários e diferentes momentos formativos – e, também de forma paroquial. E, no mês de julho, mais uma paróquia da Arquidiocese iniciou a implementação da Pastoral em suas comunidades: a paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho, reuniu os primeiros agentes de pastoral no dia 12 de julho para um encontro de formação. Lideranças de todas as comunidades participaram e motivaram-se a partir da acolhida, solidariedade e formação para darem continuidade ao trabalho da Saúde. Auxiliando nesse processo inicial, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde – através de Iara Severo, Ivanilde Dal Prá Zucco, Leontina Colussi e, também, do Diretor Espiritual Arquidiocesano padre Carlos Jaroceski – esteve presente na reunião e explicitou o trabalho realizado na Arquidiocese.

 

Processo iniciado
Agora, o grupo formado – com a coordenação de Rosa Jhoner, vice-coordenação de Estela Pensin e secretaria de Iolanda Costa Marin, além do apoio dos padres Elio Eilert e Saulo Tonini, pároco e vigário paroquial - vai participar de encontros mensais para formação e prática pastoral - tendo presente o Plano de Pastoral do Regional Sul 3 da CNBB, o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo e, também, o Plano de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

 

Conheça a Pastoral da Saúde
Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Pastoral da Saúde foi fundada em junho de 1975 e atuava como Pastoral Hospitalar no Hospital São Vicente de Paulo. Mais tarde, a Pastoral iniciou o trabalho domiciliar. Hoje, várias paróquias atuam junto à Pastoral através de três dimensões: solidária (que busca ser presença junto aos enfermos nas instituições de saúde, na família e na comunidade); comunitária (que via a promoção da saúde e atua na prevenção de doenças através da valorização da sabedoria popular em relação à saúde) e dimensão político-institucional (que atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas). “Trabalhamos com alternativas de saúde, por exemplo, focamos na área da alimentação, orientando sobre a importância da boa alimentação, trabalhamos com a medicina alternativa, com remédios caseiros, temos pomadas, xaropes e essências alternativas. Temos, ainda, a terapia alternativa”, resume Leontina Colussi, que atua há bastante tempo junto à coordenação da Pastoral, pela paróquia São Vicente de Paulo

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: PASCOM | Paróquia Nossa Senhora da Glória (Carazinho)


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.