Paróquias

02.Jun - Nova Boa Vista: paróquia completa 65 anos de história
Nova Boa Vista: paróquia completa 65 anos de história

Buscando comemorar os 65 anos de história e vida comunitária que a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Nova Boa Vista, completa neste mês de junho, a comunidade se reúne em torno do tema “Maria do sim, ensina-me a viver o meu sim” para, no dia 4 de junho, celebrar e agradecer as bênçãos recebidas ao longo das mais de seis décadas da paróquia.

História

Ainda que a paróquia tenha sido fundada, de forma oficial, apenas em 1952, a comunidade surgiu bem antes: por volta de 1922, os primeiros moradores a se instalarem na localidade, que na época pertencia à Passo Fundo, já se reuniam, também, em torno da fé. A primeira igreja, construída pelos agricultores, foi fundada em 1929 e tinha como padroeira Nossa Senhora das Candeias. Mais tarde, entre 1945 e 1951 a Igreja Matriz foi construída. Assim, em janeiro de 1952, por decreto do bispo de Passo Fundo, dom Cláudio Colling, surgia a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes que, hoje, atua na área pastoral de Sarandi e possui nove comunidades atendidas.

Programação

Para comemorar a data, a comunidade se reúne no dia 4 de junho para, às 10h, celebrar a Missa em Ação de Graças pelos 65 anos da paróquia e acontece, também, a Festa da Colheita. Ao meio dia será servido almoço e na parte da tarde os festejos continuam com a confraternização dos paroquianos. Além disso, a paróquia recebe, desde o dia 1º de junho, a visita pastoral de dom Rodolfo Luís Weber e, assim, acontecem encontros em todas as comunidades.

Sammara Garbelotto