Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Paróquias
 
19.Nov - 34° Romaria Vocacional: vocação é missão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
34° Romaria Vocacional: vocação é missão

O desejo de celebrar a vida, a história e a atuação do Monsenhor João Benvegnú, ao lado da esperança pela beatificação daquele que é chamado Servo de Deus, é o que anima os milhares de romeiros que se encaminham, nos dias 04 e 05 de janeiro, para a cidade de São Domingos do Sul. A Romaria Vocacional que acolhe, tradicionalmente, cerca de 20 mil fiéis, chega, em 2020, a sua 34ª edição já está sendo preparada pela equipe de voluntários e rezará o tema “Vocação é missão!”.

 

Viver a missão
Além de estimular o processo de beatificação, a Romaria é a oportunidade de olhar para a história do sacerdote – que faleceu em 1986 – e observar o seu testemunho de vida de evangelização, motivação para as vocações sacerdotais e, também, de olhar para o próximo com um olhar bondoso. Neste sentido, a proposta é, através da programação, tema e lema - “Batizados e Enviados!” – motivar a comunidade para ações práticas de encontro com o outro e com Deus e, também, retomar o sentido do Mês Missionário Extraordinário – convocado pelo papa Francisco e vivido pela Igreja do mundo no mês de outubro de 2019.

 

A Romaria busca, também, estar em sintonia com toda a vida e missão cristã que nasce, cresce e acontece na vivência daquilo que o cristão recebe no Batismo – primeiro sacramento celebrado. Neste sentido, todas as celebrações se propõem a rezar, refletir e viver o chamado à vocação através da Iniciação à Vida Cristã e, ainda, dos conceitos de Igreja em permanente Missão, Cuidado da Casa Comum - Ecologia Integral e, por fim, de um Ambiente vocacional e missionário.

 

Programação
A programação da Romaria Vocacional se inicia com o Tríduo Preparatório, nos dias 01, 02 e 03 de janeiro, celebrando o lema escolhido para este ano. No sábado, 04, a comunidade celebra, às 09h30, a Missa das Peregrinações; às 17h a Missa das Bênçãos e Graças e, às 20h, a Missa Caminhos da Luz com a procissão luminosa e bênção da luz - atividade já tradicional na Romaria. Por fim, no domingo, 05, às 7h30 a Igreja Matriz de São Domingos do Sul celebra a primeira missa do dia. Às 10h, a Missa da Saúde será presidida por dom Rodolfo e, mais tarde, às 15h acontece a missa com as bênçãos do Servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú.

 

Servo de Deus
Monsenhor João Benvegnú foi um sacerdote da Arquidiocese de Passo Fundo. Morreu aos 79 anos, no dia 03 de janeiro de 1986. Diante de seu testemunho de vida e de suas ações em prol da evangelização na Igreja e de seu grande incentivo para o surgimento de novas vocações, em 2009, foi criada a comissão que trata sobre a vida do monsenhor, em vista do processo de beatificação. Enquanto o processo acontece, milhares de fiéis dedicam orações ao sacerdote e celebram a sua história.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.