Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Paróquias
 
29.Set - 29 de setembro: São Miguel, o arcanjo que cuida da vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
29 de setembro: São Miguel, o arcanjo que cuida da vida

“Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo” é o tema norteador das celebrações da 149ª edição da Romaria de São Miguel que, desde a última semana e, especialmente, no último domingo, dia 27 de setembro, reúne os fiéis devotos ao arcanjo em Passo Fundo e região. Neste ano, em função da pandemia, as celebrações foram mais restritas, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, e transmitidas através das redes sociais. Nesta terça-feira, 29, dia em que se celebra o arcanjo, uma missa festiva será transmitida através do Facebook da paróquia São Vicente de Paulo, às 19h, e convida a comunidade a celebrar a presença do arcanjo como fonte de proximidade com Deus.



Peregrinação: reflexão, espiritualidade e partilha
A peregrinação - que acontece desde 1871 sendo, assim, a mais antiga do Rio Grande do Sul – envolve o trabalho da paróquia São Vicente de Paulo e, também, das comunidades, especialmente da localidade do Pinheiro Torto, local onde está construída a Capela de São Miguel. Na celebração desta terça-feira, a comunidade vai iniciar a caminhada de preparação para a celebração do Jubileu dos 150 anos da Romaria – comemorados em 2021. “Hoje iniciaremos um caminho, onde todos os meses, nos dias 29, as celebrações darão início aos preparativos da celebração dos 150 anos da Romaria de São Miguel, um século e meio de histórias, encontros, buscas, orações, fé e luta pela justiça aos mais pobres. Esse é o verdadeiro sentido da Romaria de São Miguel”, coloca o padre Joule Cunha Santos, vigário paroquial na paróquia São Vicente de Paulo que lembra, também, que durante esse período de preparação, os romeiros poderão visitar a Capela para rezar e realizar seu momento de espiritualidade.


Ainda, inspiradas pelos cinco anos da proclamação da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, sobre o cuidado com a Casa Comum, a paróquia São Vicente de Paulo e a comunidade da Capela São Miguel, buscando marcar a data festiva através de um gesto simbólico, vai iniciar nesta noite – e seguir em todo o dia 29 de cada mês até setembro de 2021 - o plantio de 150 mudas de ipês de diversas cores. “Somos convidados a abraçar a causa da vida: Deus confiou a terra e os seus recursos à gestão comum da humanidade, para que dela cuidasse. Nosso objetivo é conscientizar o ser humano nessa busca de restauração da criação. Já posso imaginar a beleza que aquele lugar sagrado vai ficar. Já é um lugar especial, vai ficar ainda mais... para mim, é um lugar de paz, um refúgio onde me conecto com São Miguel, meu guerreiro. Meu amigo e protetor”, conclui o padre. O plantio acontecerá às 18h, na Capela São Miguel - seguido da celebração, às 19h.

História, religiosidade e devoção
Tradicional em Passo Fundo, a Romaria de São Miguel tem suas origens na história de dois escravos que, ainda no século XIX, voltavam da Guerra do Paraguai quando, ao chegarem às terras onde hoje fica o atual distrito do Pulador, uma pequena estatueta de São Miguel Arcanjo os impede de continuar. Inspirados pela imagem, os escravos conseguiram que, nas terras de Bernardo Castanho Rocha, fugindo dos ares urbanos e direcionada para o povo do campo, fosse construída, de pau-a-pique e com telhado de capim, uma pequena capela. Hoje, reformada e tombada como patrimônio cultural, a capela é o foco da fé.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.