21.Nov - Vigília da Juventude em Tapera marca pós JMJ na Arquidiocese de Passo Fundo

Destacada como uma importante ação do pós Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Passo Fundo, a Vigília da Juventude foi realizada no último final de semana, 16 e 17 de novembro, em Tapera.

Encontro reuniu jovens para celebrar o pós JMJ na Arquidiocese de Passo Fundo.

O tema escolhido para este ano, “Mestre, onde Moras? Vinde e vede” (Jo 1, 38-39), foi trabalhado através do conhecimento e debate sobre as celebrações da Igreja. A iniciativa, que veio ao encontro do desejo de voltar a vivenciar experiências de JMJ com jovens de toda a arquidiocese, foi sinal de anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo para e com a juventude.

Na ocasião, os jovens realizaram uma procissão do centro catequético até o Seminário Sagrado Coração de Jesus. Lá, celebraram a Santa Missa, presidida pelo Pe. Osório Serrão, pároco do município e comemoraram a abertura oficial da Vigília da Juventude Tapera 2013.

Ao longo do primeiro dia, com o apoio do Pe. Leandro de Mello e do Seminarista Saulo Tonini, diversas atividades animaram a juventude presente: filmes, caminhada luminosa, reflexão, debate, palestra sobre o Santo Rosário e benção do Santíssimo.

Durante a noite, jovens rezaram e dormiram ao ar livre.

Tal como na JMJ, os peregrinos pernoitaram ao ar livre, em seus sacos de dormir. Pela manhã, no dia 17, caminharam rezando a Via-Sacra em meio às árvores do seminário, com coordenação do padre Eduardo Pegoraro.

À tarde o “Momento JMJ”, coordenado pelo padre Diego Tonet, que participou da jornada no Rio, fez resgate à JMJ Rio2013 provocando muitas emoções aos presentes. A vibração não passou quando chegou a vez do padre de Victor Graeff, Josélio de Azevedo, também peregrino, que impressionou os jovens com a reflexão a respeito da Santa Missa.

Durante a missa de encerramento e envio proferiu-se o anúncio da futura sede da Vigília da Juventude, no ano de 2015: Victor Graeff.

Missa de envio, presidida pelo Pe. Eduardo Pegoraro, anunciou o local da próxima vigília.

Victória Holzbach

Colaboração: Seminarista Miguel Ângelo dos Santos Ramos