Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
19.Jan - Uma união de fé e amor à profissão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Uma união de fé e amor à profissão

Jornalista egressa da UPF, Andressa Collet compartilha as experiências de morar na Itália e trabalhar para o portal Vatican News noticiando as ações do Papa Francisco


Independente da área escolhida, cada profissão desenvolve um papel importante em meio a sociedade. No caso de um jornalista, destaca-se o compromisso de informar com qualidade e responsabilidade. Agora, você já imaginou como deve ser a rotina de trabalho de quem divulga e acompanha de perto as ações do chefe supremo da Igreja Católica? A jornalista Andressa Collet, egressa da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), vive essa experiência. Ela trabalha na redação brasileira do Vatican News, o portal de notícias oficial do Vaticano, divulgando as ações e mensagens do Papa Francisco.


A mudança de Andressa para a Europa ocorreu há 15 anos, quando ela e o esposo, que é jogador de futsal, deixaram o município de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, para viver novas experiências na Itália. Impulsionados por uma oportunidade de trabalho que surgiu para ele, na época, a decisão de ir embora não foi difícil. “Temos muita ligação familiar com a Itália, meus ‘bisnonos’ eram da Itália, então cresci no ambiente cultural italiano, ouvindo músicas do país e com a gastronomia italiana muito inserida na minha família”, conta ela, ao destacar que a ideia inicial era ficar dois anos, no entanto, já estão no país há uma década e meia. Durante esse tempo, o casal construiu uma família e agora vive em Roma junto com os dois filhos.

 

Missão: espalhar as mensagens do Papa para o mundo


Segundo Andressa, o portal de notícias Vatican News conta com mais de 30 redações e profissionais de diversas partes do mundo, responsáveis por divulgar as palavras e ações do pontífice em 40 idiomas diferentes. “Trabalho na redação brasileira, onde somos em sete profissionais, todos brasileiros. Inicialmente, trabalhávamos com rádio, que hoje se transformou em podcasts no site Vatican News. Ainda continuamos com três programas diários que são retransmitidos em emissoras católicas no Brasil e somos atuantes também nas redes sociais”, conta a jornalista.


Entre as funções dos colaboradores do portal estão coberturas em tempo real e transmissões ao vivo da agenda do Papa Francisco, como celebrações eucarísticas, viagens, audiências gerais, orações, entre outras, que são traduzidas e veiculadas em redações católicas do Brasil. “Ele [o Papa] fala com o coração, com a alma, traz experiências próprias de vida, então, às vezes, o discurso sai um pouquinho da linha protocolar dos grandes líderes e se torna um dos grandes desafios, de fazer uma grande tradução, que projete realmente quem é o Papa Francisco para o mundo, uma pessoa conhecida por todos e que a gente percebe que é sensível, tanto aos problemas, quanto às pessoas, além de ter uma humanidade ímpar”, afirma Andressa.


Uma batalha que valeu a pena


Ao ser questionada sobre como é ter o Papa Francisco como “chefe”, Andressa denominou como algo surreal, principalmente, no início. “Lembro que em Erechim via pela televisão sempre a jornalista e correspondente Ilse Scamparini trazer notícias sobre os papas e, de repente, eu me vejo num âmbito nunca imaginado, traduzindo uma oração, um discurso ou homilia ao vivo do Papa Francisco para o mundo inteiro na minha língua, então, além de ser uma honra, é um desafio muito grande”, afirma ela, ao pontuar. “Me sinto muito honrada pelo que faço, pela importância do trabalho que executo, de tentar passar essa mensagem do Papa Francisco com a propriedade que ela deve ter na nossa língua, é uma grande responsabilidade”, destaca.


De acordo com Andressa, que fez parte da segunda turma de Jornalismo da UPF, todas as experiências vividas durante a faculdade, nos estágios e trabalhos em veículos de comunicação, onde trabalhou como repórter, editora e apresentadora, fizeram a diferença para chegar aonde está. “Quando me mudei para a Itália, descobri que havia a rádio Vaticano e fiquei por muito tempo trabalhando como freelancer, até que fui efetivada há três anos. Foi uma batalha que valeu muito a pena. Sou muito realizada no que faço e posso enxergar que essa persistência toda, que durou uns 15 anos, era realmente para colher bons frutos”, comemora ela, que é doutora em Comunicação pela Università La Sapienza, de Roma.


Emoção em cada encontro


Andressa conta que já encontrou o Papa em diferentes oportunidades. “Nossas ocasiões de encontro são raríssimas e quando isso acontece, pelo menos para mim, que ainda não sou uma pessoa acostumada, é sempre uma grande emoção”, ressalta. “Nas transmissões das celebrações de Páscoa, como trabalhamos diretamente na Basílica Vaticana para transmissão ao vivo da missa, sempre no final há um encontro do Papa com os profissionais que trabalham nessa transmissão. Trabalhei em um dos dias e lembro que levei uma foto da minha irmã que queria engravidar. Pedi uma benção para que isso viesse a acontecer e ele pediu para rezar para São Raimundo Nonato e o curioso é que um mês depois eu que fiquei grávida”, recorda.


No ano passado, outro momento emocionante para Andressa foi no dia em que o Papa visitou o prédio da Rádio Vaticano e abençoou a jornalista, que estava grávida pela segunda vez. “Teve um outro momento de encontro, quando levei meu filho fazer um exame de imagem e, na sala em que estávamos, entrou o Papa para fazer uma ecografia e abençoou meu filho, algo totalmente especial porque ele podia ter entrado com um paciente anterior ou posterior e entrou justamente naquele momento, então é um grande sinal de fé”, observa ela, ao destacar que o Papa tem um carinho muito especial com as crianças.


“Nossa família tem uma espiritualidade muito forte, então a gente acredita que a nossa missão seja muito maior do que imaginamos. Estar longe dos familiares e dos melhores amigos é um dos grandes desafios de morar no exterior, mas aqui a qualidade de vida é outra, já estamos estabelecidos e somos uma família imigrante feliz e realizada, após muitos desafios vividos no contexto estrangeiro”, completa a jornalista.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Notícia: Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Arquivo pessoal


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.