Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
22.Jun - Tem início o X Encontro Mundial das Famílias, amor em família, vocação e caminho de santidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Tem início o X Encontro Mundial das Famílias, amor em família, vocação e caminho de santidade

A Igreja celebra em todas as dioceses do mundo, de 22 a 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Pela primeira vez, o encontro ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco, com atividades na sede principal e em todas as Igrejas particulares do planeta. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, divulgou uma mensagem às famílias do Brasil por ocasião desse encontro convocado.

 

“Este X Encontro Mundial vem trazer para todos nós este vigor espiritual que as famílias necessitam neste tempo pós pandêmico, e para nós o tema vem de encontro ao nosso coração “amor em família: vocação e caminho de santidade”, e por isso a família se torna o centro de onde brotam todas as vocações”, disse Dom Ricardo.

 

A décima edição do Encontro Mundial das Famílias será realizada em Roma, assim como a primeira e a terceira edições (1994 e 2000). Ali estarão os delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo (35 da CNBB), bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. O tema escolhido para reflexão é “Amor em família: vocação e caminho da santidade”.

 

Clique aqui e veja o vídeo na íntegra.

 

Com mais de 2 mil participantes de todo o mundo na sala Paulo VI, o Festival das Famílias foi marcado por testemunhos, apresentações musicais e a presença do Papa Francisco. Após escutar vários testemunhos de diversas famílias, com experiências de doação, perdão, reconciliação, perdas e acolhida a migrantes, por exemplo, o Papa falou às famílias de todo o mundo e comentou cada testemunho partilhado.

 

“Eu gostaria de fazer você sentir minha proximidade exatamente onde você está, em sua condição concreta de vida. O meu encorajamento é sobretudo este: partir da vossa situação real e a partir daí procurar caminhar juntos: juntos como esposos, juntos na vossa família, junto com outras famílias, junto com a Igreja. Penso na parábola do Bom Samaritano, que encontra um ferido na rua, aproxima-se dele, toma conta dele e o ajuda a recomeçar a viagem. Eu gostaria que a Igreja fosse exatamente isso para você! Um bom samaritano que se aproxima, se aproxima de você e o ajuda a continuar seu caminho e a dar “mais um passo”, mesmo que pequeno. E não esqueça que proximidade é o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura. Este é o estilo de Deus”, disse o pontífice.

 

Arquidiocese de Passo Fundo

Com o pensamento no X Encontro Mundial das Famílias, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, escreveu uma carta direcionada especialmente para as famílias de toda a Arquidiocese, “é o amor vivido em todas as situações que constrói laços entre seus membros e supera as dificuldades familiares”, disse.


Leia a carta na íntegra:

CARTA PARA AS FAMÍLIAS

 

Queridas famílias da Arquidiocese de Passo Fundo

 

Está acontecendo em Roma, nos dias 22 a 26 de junho, o Xº Encontro Mundial das Famílias. O tema escolhido é Amor em família: vocação e caminho de santidade. Algumas famílias estão em Roma representando todas as famílias do mundo. Porém, todas as famílias são convidadas a sentirem-se presentes e podem acompanhar o encontro pelos meios virtuais.

 

Quando falamos de famílias encontramos uma infinidade de situações concretas, desde aquelas que vivem dias muito felizes, de harmonia, prosperidade, saúde ... e outras famílias que vivem situações de sofrimento, doenças, conflitos, violências ... Quando falamos de família compreendemos todas as situações existentes.

 

O Natal celebra o nascimento de Jesus numa família. Por que, sendo Deus, escolheu viver tantos anos num lar? Jesus ensinava com palavras e muito por ações concretas. Ao viver em família deu-nos um exemplo. Mostrou que Deus quer participar da vida das famílias e de todas as situações possíveis da vida humana. Com isto, Jesus mostrou que a família é um lugar sagrado, um santuário de vida.

 

Jesus falou muito em amor. O tema escolhido do encontro é o amor em família. É o amor vivido em todas as situações que constrói laços entre seus membros e supera as dificuldades familiares. Também o lema recorda que a família é vocação porque ela nunca está pronta, está sempre em construção. Cada dia é preciso começar. E por fim, a família segue o caminho de santidade em busca da perfeição para se tornar imagem de Deus.

 

Desejamos que Deus abençoe todas as famílias. Deixar-se abençoar é permitir a presença e a participação de Deus no cotidiano para iluminar, discernir, consolar, corrigir, fortalecer o amor na alegria, na tristeza, na saúde e na doença.

 

Em Cristo!

Dom Rodolfo Luís Weber

Arcebispo de Passo Fundo

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
informações: CNBB Nacional e Vatican News

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2022 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.