24.Nov - Tem início a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe
Tem início a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou neste último domingo, 21 de novembro, com a oração e o encorajamento do Papa Francisco.

Através de uma mensagem, o Pontífice saúda os participantes e ressalta a importância deste evento para reavivar o espírito da Conferência de Aparecida, com o olhar voltado ao Sínodo de 2023, para impulsionar uma Igreja “em saída sinodal”.

Escutar Deus e o clamor do povo

De modo especial, Francisco propõe duas palavras à atenção dos participantes: escutar e transbordar.

O dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento, escreve o Papa.

“Numa assembleia, o intercâmbio facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nela a vontade a que Deus nos chama.”

Portanto, o pedido de Francisco é que a Igreja procure escutar-se mutuamente e escutar os clamores dos mais pobres e esquecidos.

Transbordar o amor criativo do Espírito

A segunda palavra – “transbordar” – se insere no contexto de encontrar caminhos que evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações.

“Neste processo, peço ao Senhor que esta Assembleia seja expressão do ‘transbordar’ do amor criativo do Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária.”

O Pontífice conclui animando os participantes a viverem estes dias acolhendo com gratuidade e alegria este chamado a transbordar o Espírito no Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe.

Dom Miguel Cabrejos: "fortalecer o discernimento"

"Agradecendo mais uma vez ao Deus da vida e a Nossa Mãe Maria de Guadalupe, assim como a tantas pessoas que tornaram possível este encontro virtual e presencial". Foi assim que dom Miguel Cabrejos iniciou sua mensagem de boas-vindas à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O presidente do Celam não esqueceu o Papa Francisco, a quem também agradeceu "por sua proximidade e apoio permanente", assim como a todos aqueles que de alguma forma participam deste momento.

O arcebispo de Trujillo (Peru), lembrou as palavras do Papa Francisco na apresentação da Assembleia, onde ele insistiu que "esta Assembleia deve estar próxima ao povo". De acordo com o prelado peruano, "o sucessor de Pedro nos indica um espírito que nos anima e um itinerário a seguir", algo que se concretiza na caminhada em conjunto. À luz do Magistério latino-americano, ele vê esta Assembleia como "uma expressão da forma como nossa Igreja continua em seu compromisso de viver plenamente os apelos do Concílio Vaticano II".

Em sua acolhida, ele estabeleceu algumas diretrizes para ajudar a compreender o caminho desta Assembleia Eclesial. Ele enfatizou a necessidade de "fazer uma pausa no caminho para realizar uma análise séria e um discernimento sobre a missão pastoral do Celam", procurando incentivá-la "a ser uma escola de sinodalidade". Também para reestruturar "para responder à realidade e ser competente diante dela" e, finalmente, "para conceber outra estrutura pastoral mais adequada". Daí surgiu uma atitude de escuta, "com a convicção de que neste 'kairos', que é o tempo propício de Deus, somos chamados a escutar a voz do Espírito Santo que emana com força do povo santo e fiel".

Informação e Foto: Vatican News