Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Ago - Semana da Família propõe reviver o encontro de Jesus com a Samaritana
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Igreja celebra a Semana Nacional da Família de 10 a 16 de agosto, mês vocacional. A Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB preparou um folder com três encontros para famílias, grupos de famílias, pastorais e movimentos que queiram rezar e refletir sobre a espiritualidade cristã na família. O subsídio tem como referência o texto bíblico da Samaritana (Jo 4-30), que fala de encontro, diálogo e missão. Questiona como a família pode encontrar e deixar-se encontrar por Jesus. Apresenta a acolhida, a abertura, o despojamento como condições necessárias para que o diálogo aconteça entre as pessoas e na família. Lembra que a missão é como um chamado, algo que Deus confia a cada ser humano como tarefa a cumprir.



A Samaritana, depois do encontro com Jesus no poço de Jacó e do diálogo que com Ele estabeleceu, partiu para a missão. Voltou para sua comunidade, para o povo da Samaria e anunciou o Messias. A experiência do encontro e a vivência do diálogo despertou nela o desejo de assumir sua missão. A família que se encontra com Jesus, com Ele dialoga, se deixa conhecer, mostra suas feridas, suas cicatrizes e também os troféus que já conquistou, não consegue guardar tanta alegria só para si. Com seu exemplo e testemunho, contagia outras famílias, assume sua missão de ser luz a iluminar a o caminho.



De acordo com dom Zeno Hastenteufel, bispo referencial da Pastoral Familiar no RS, os casais hoje, vivem atribulados com as exigências da vida moderna, que  muitas vezes, até mesmo Deus e a religião ficam em segundo plano. Nesse sentido, a Semana da Família quer ser um espaço  de encontro, de diálogo entre pais e filhos, com os demais membros que compõem o núcleo familiar, com outras famílias, com a comunidade para, juntos, fazer a experiência do encontro com Jesus. Este encontro acontece por meio da oração, da reflexão ou de pequenos gestos que unem, reúnem, valorizem e propiciem crescimento humano e afetivo. Só assim, a família poderá assumir sua missão evangelizadora e transformadora no mundo.



Confira a programação da Semana da Família em algumas paróquias da Arquidiocese.



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.