Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
28.Set - Romaria reúne devotos de São Miguel na 144ª edição
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Já são 144 anos. A romaria mais antiga do Estado não se intimidou com a chuva e reuniu os devotos de São Miguel no último domingo, 27, em Passo Fundo. A caminhada percorreu os quase cinco quilômetros entre a paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Boqueirão e a Capela de São Miguel, na localidade de Pinheiro Torto. Este ano, em sintonia com o projeto pastoral da Arquidiocese, a romaria refletiu o tema “São Miguel cuida da nossa vida”.



Ao longo do caminho, centenas de devotos se juntavam à procissão para pedir ou cumprir uma promessa por graça atendida. Segundo os organizadores, um dos destaques deste ano foi a grande participação de crianças e jovens na romaria. A animação da festa também foi realizada pelos jovens, integrantes do Curso de Liderança Juvenil da paróquia. Este, segundo o pároco, padre Carlos Jaroceski, foi um dos destaques da romaria. “A organização do CLJ, o trabalho das equipes lá em São Miguel, a Celebração Litúrgica. Tudo foi muito bom e avaliamos de forma muito positiva. Valeu a pena apostar e vamos continuar apostando”, afirmou. Padre Carlos reforçou também a importância e a beleza da apresentação do Grupo Alforria de São Miguel, que após a celebração fez uma apresentação cultural africana.



Uma equipe do programa Vida no Sul, apresentado pela TV Aparecida para todo o Brasil, esteve em meio aos romeiros fazendo gravações. Durante o mês de outubro, um programa especial sobre a Romaria de São Miguel deve ser apresentado pela emissora.



A Imagem de São Miguel



Padre Carlos narra que a história da capela e da festa de São Miguel remete a dois escravos que voltavam da guerra do Paraguai, no século 19, quando encontraram na região de Santo Ângelo, a imagem do Santo. Como pai e filho eram escravos de Castanho da Rocha, levaram a escultura para as terras de seu proprietário, local onde hoje é a capela, que foi primeiramente construída com palha e atualmente é tombada pelo município como Patrimônio Histórico.



A inauguração da Capela data de 1835 e a primeira romaria ocorreu em 1871.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fotos: Rodrigo Accorsi | Rádio Planalto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.