Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
30.Set - Romaria de São Miguel reúne milhares de fiéis em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

São 142 anos de devoção a São Miguel que marcam a mais antiga procissão do interior do Rio Grande do Sul. Iniciada em 1871, a festa é destaque pela alegria e tradição da caminhada de cerca de 5 km entre a Paróquia São Vicente de Paulo, até a capela de São Miguel, na localidade de Pinheiro Torto.



A festa, que este ano teve como tema: “São Miguel, nosso anjo defensor”, reuniu mais de 20 mil pessoas no último domingo, 29 de setembro. A programação iniciou já as 09h15min com a saída da romaria da paróquia, tendo continuidade às 10h30min, com a missa festiva na comunidade, às 12h00min com o almoço e concluindo com a bênção da saúde, às 14h30min.



Pe. Carlos Jaroceski, pároco da São Vicente, narra que a história da capela e da festa de São Miguel remete a dois escravos que voltavam da guerra do Paraguai quando encontraram na região de Santo Ângelo, a imagem do Santo. Como pai e filho eram escravos de Castanho da Rocha, levaram a escultura para as terras de seu proprietário, local onde hoje é a capela, que foi primeiramente construída com palha. Pe. Carlos lembra que hoje, a construção é tombada pelo município como Patrimônio Histórico.



Romaria de São Miguel é a mais antiga do anterior do estado.



O pároco avalia que a 142ª Romaria de São Miguel foi “Além das expectativas, em todos os sentidos. Para começar, tivemos aquele dia maravilhoso, com sol e sem frio. Além disso, também a organização das equipes e a grande participação da comunidade foram fatores que surpreenderam”, analisa, destacando a participação de moradores dos bairros mais pobres de Passo Fundo.



A animação, a espontaneidade e o respeito dos romeiros, são outros pontos de destaque: “Todo mundo com muita fé e alegria, primando pelo respeito e pela paz”, concluiu Pe. Carlos Jaroceski.



A liturgia e animação da romaria foi organizada pelo Pe. Leandro de Mello, vigário paroquial da São Vicente de Paulo, a missa pelos Padres Carlos Jaroceski e Antonio Dezidério e as bênçãos da saúde pelo Diácono Jorge Hahn e Pe.Wilson Lill.



Vale lembrar também aos devotos de São Miguel, que sempre no segundo domingo do mês, às 09h00min, é realizada a celebração da Santa Missa na comunidade.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fotos: Rádio Planalto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.