Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
17.Mar - Retiro das Pastorais Sociais anima os agentes para a missão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Retiro das Pastorais Sociais anima os agentes para a missão

Realizado na última quarta-feira, 16 de março, na antiga ESCAJUR – Escola Alternativa da Juventude Rural – o retiro faz parte do plano integrado das Pastorais Sociais da arquidiocese. Na ocasião estiveram presentes os coordenadores e representantes das organizações que integram a articulação das Pastorais Sociais na Arquidiocese de Passo Fundo



A temática do encontro esteve voltada para a “missão do agente de pastoral social” e contou a assessoria do padre Ari Antônio dos Reis, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que por mais de sete anos esteve acompanhando a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, na CNBB, em Brasília.



Durante a retiro refletiu-se que o serviço da caridade, dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência, conta com a doação dos agentes de pastoral. Na missão social, os agentes que possuem como horizonte o Reino de Deus, são Igreja Viva nas fronteiras do mundo. A missão comporta um dado muito importante que é sair de “si mesmo” em direção ao outros, aos irmãos. Isso é muito desafiador e provocador quando se faz o movimento de saída de “si” para ir ao encontro das realidades de exclusão social e pobreza.



Os agentes puderam expressar as angústias e dificuldades que estão enfrentando a frente das pastorais. Uma das preocupações é a idade avançada de muitas lideranças e a dificuldade de encontrar pessoas para dar continuidade aos trabalhos. Outro desafio apontado é que muitas vezes se estabelecem atitudes de pastoral de conservação, ao invés de uma pastoral de transformação, de saída.



O assessor afirmou que o Reino de Deus era o horizonte de Jesus e Ele encarnou-se anunciando não a si mesmo, mas o Reino querido por Deus. Por isso é preciso tomar cuidado com pastorais personalistas que querem anunciar a si próprias, porque a pastoral é apenas um instrumento do projeto salvífico de Deus, que quer vida plena para todos.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Junior Centenaro



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.