Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
11.Nov - Publicado o programa da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Publicado o programa da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) publicou o programa geral da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, a ser realizada de 21 a 28 de novembro em Cidade do México.

 

A Assembleia reunirá mais de mil participantes de todo o continente e se realizará de forma mista, em presença e virtual, respeitando os protocolos de saúde estabelecidos para a pandemia da Covid-19.

 

Um evento histórico

 

No México, cerca de 80 membros participarão presencialmente, enquanto todos os outros poderão vivenciar este evento histórico através das plataformas digitais.

 

Segundo informa a nota do Celam recebida pela Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos -, serão promovidas atividades nas redes sociais da Assembleia eclesial e do Celam, às quais poderão participar todos aqueles que o desejarem, tais como orações, celebrações, conversas com especialistas da Igreja local.

 

Também foi montada uma sala de imprensa virtual para as mídias do continente e do mundo para que elas possam acessar materiais, agendar entrevistas e participar das coletivas de imprensa.

 

Programação

 

No domingo, 21 de novembro, às 11 horas (hora local), será celebrada a missa de inauguração na Basílica de Nossa Senhora Guadalupe, presidida pelo Presidente do Celam, da Conferência Episcopal peruana e arcebispo de Trujillo, dom Miguel Cabrejos Vidarte, OFM.

 

Na segunda-feira, dia 22, se terá o ato inaugural, com saudações e várias mensagens (do Prefeito da Congregação para os Bispos, da Conferência Episcopal Mexicana, do Santo Padre) e a primeira conferência, que terá como tema "A centralidade de Jesus Cristo e de sua Palavra em nossa ação pastoral".

 

Na terça-feira 23, a segunda conferência terá como tema "A conversão pastoral integral e os quatro sonhos proféticos" e a terceira, na quarta-feira, dia 24, terá como tema "A Igreja em saída missionária".

 

Da Assembleia eclesial ao Sínodo sobre a Sinodalidade

 

Na quinta-feira, dia 25, o evento principal será o painel intitulado "Da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe rumo ao Sínodo sobre a Sinodalidade". Na sexta-feira, dia 26, a quarta conferência será sobre o tema "A sinodalidade do Povo de Deus: testemunhas".

 

Cada dia incluirá atividades de grupo, testemunhos, debates sobre o tema e momentos de oração. No sábado, 27 de novembro, estão previstas as conclusões, os trabalhos finais da Assembleia e uma mensagem para o Povo de Deus.

A missa de encerramento, presidida pelo Enviado do Santo Padre, terá lugar no domingo 28 de novembro, seguida da Consagração a Nossa Senhora de Guadalupe.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações e foto: Vatican News

 

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2022 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.