Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
29.Mar - Primeiro Encontro do Comire em 2014 elege novo coordenador
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Primeiro Encontro do Comire em 2014 elege novo coordenador

A sede do Regional Sul 3 da CNBB, no Centro de Porto Alegre, recebeu na última quinta-feira, 27, o Primeiro Encontro do Comire (Conselho Missionário Regional) em 2014. Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e bispo referencial do Comire, acolheu os participantes das várias arquidioceses e dioceses gaúchas. “Entre tantos desafios para motivar as missões, certamente está o de fazer com que todas as nossas Igrejas particulares tenham representações locais da Animação Missionária”, afirmou.



Na pauta da primeira reunião do ano estiveram momentos de espiritualidade, a formação dos agentes, os encaminhamentos do ano, a troca de experiências e a eleição da nova coordenação do Comire. Pe. Adilio Zilio, da Animação Missionária da Diocese de Caxias do Sul, foi eleito para suceder o Pe. Maurício Jardim, da Arquidiocese de Porto Alegre, e assumir como novo coordenador. “Em razão dos múltiplos compromissos de Pe. Maurício, eu acolho bem essa missão a mim confiada”, comentou Pe. Adilson motivado pelo respaldo técnico e pastoral encontrado em dom Jaime Pedro Kohl.



O destaque em meio à programação do Primeiro Encontro do Comire em 2014 foi o relato do Pe. Rodrigo Schüler de Souza. Aos 34 anos, o sacerdote da Diocese de Osório chegou, a menos de dois meses, da missão realizada por três anos em Moçambique. “Quando eu fui para Moçambique levar a palavra de Jesus, estava recém-ordenado e não imaginava ficar todo esse tempo lá. Mas, convivendo com aquela comunidade, no norte moçambicano, eu mesmo fui adiando a minha volta”, contou sobre a experiência que, em sua opinião, fez com que ele se tornasse padre efetivamente. “Por fim, eu voltei, mas se pudesse ficava lá por mais um tempo”, compartilhou sua gratidão e respeito ao povo e ao país que tanto lhe ensinaram e o fizeram crescer espiritualmente.



Dom Jaime Pedro Kohl salientou aos componentes do Serviço de Animação Missionária do Regional Sul 3 da CNBB a importância do trabalho de cada um deles, nas distintas instâncias. “As ações do Comire só acontecem se houver Animação Missionária nas respectivas dioceses. Do mesmo modo, as iniciativas só serão possíveis em âmbito diocesano quando elas partirem, sempre bem estruturadas, de cada paróquia”, apontou o bispo referencial. Em relação ao desejo de que mais e mais voluntários se deixem envolver pelo espírito missionário, tão em voga nas convocações do Papa Francisco, dom Jaime lembrou: “o Santo Padre quer que os jovens sejam rueiros, que eles saiam às ruas para anunciar a Boa Nova de Jesus”. O bispo confirmou que a parceria missionária do Regional Sul 3 em Moçambique, atualmente com 20 anos, deve seguir até pelo menos 2019. “Mas queremos prosseguir por muitos e muitos anos”, falou com alegria.



Encontro de Formação do Comire



Recém-eleito novo coordenador, Pe. Adilson Zilio aproveitou a primeira reunião deste ano para organizar os preparativos daquele que vai ser o momento ápice da capacitação para a Animação Missionária do RS3 em 2014. “Nos dias 30 e 31 de agosto vai acontecer o Encontro de Formação do Comire, no Cecrei (Centro de Espiritualidade Cristo Rei) em São Leopoldo. A nossa expectativa é poder capacitar os mais de 100 participantes esperados”, antecipou ele sobre a presença de todas as dioceses das quatro Províncias Eclesiásticas do Rio Grande do Sul.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.