20.Ago - Prestação jurídica às mulheres participantes dos grupos de Cáritas

A Cáritas Arquidiocesana, em parceria com a Universidade de Passo Fundo, realizou nesta sexta-feira, dia 15/08 em Carazinho um encontro do projeto de extensão PROJUR/Mulher Cidadã. O momento foi assessorado pela professora do curso de direito da UPF e advogada Viviane Candeia Paz, junto com a estagiária Alice Benvegnú.

No decorrer do encontro com o tema “A trajetória das mulheres: de vítimas da violência a agentes de desenvolvimento social” foram esclarecidos os direitos femininos, direitos de família, direitos na administração da renda familiar e educação dos filhos, contribuindo com a erradicação da violência.

Durante as atividades, Viviane alertou sobre os números que assustam Passo Fundo, o que faz a cidade ficar em segundo lugar no estado em casos de violência contra a mulher. Por isso, foram dadas orientações sobre a Lei Maria da Penha, que acompanha as vítimas e pune os agressores.

No final da palestra, a professora também realizou pequenas consultas individuais, dando oportunidade de muitas mulheres partilharem seus questionamentos. Ela afirma que para receber maiores orientações, toda comunidade pode se dirigir ao Serviço de Atendimento Jurídico – SAJUR da UPF, que oferece atendimento gratuito.

O projeto de extensão PROJUR/Mulher Cidadã, realiza a prestação jurídica ás mulheres participantes dos grupos de atendimentos da Cáritas Arquidiocesana regional de Passo Fundo. Atualmente, a iniciativa atende grupos de mulheres em diferentes paróquias, com o objetivo de contribuir para a erradicação da violência contra a mulher por meio de orientação de direitos e deveres femininos e familiares.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo