28.Fev - Posse de Pe. Dalci Debastiani alegra comunidade paroquial de Gentil
Posse de Pe. Dalci Debastiani alegra comunidade paroquial de Gentil

A alegria, o entusiasmo e a gratidão pelo desejo realizado se traduziram em muita emoção na última quarta-feira, 26, em Gentil. Na ocasião, a comunidade acolheu seu novo pároco, Pe. Dalci Debastiani, em celebração presidida pelo Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri.

Entregue por uma comitiva das paróquias de Casca e Evangelista, onde trabalhou por sete anos, Pe. Dalci recebeu o carinho dos paroquianos de Gentil através da presença das 13 comunidades, do Poder Público Municipal, do ECC, dos estudantes e dos padres da Área Pastoral.

Durante a celebração, Dom Altieri lembrou de forma especial a confiança do povo de Gentil, ressaltando que “pela oração e fé da comunidade, Deus enviou um novo pároco”. O arcebispo realçou ainda que o projeto de Deus é radical e que, se vivido de forma verdadeira e evangélica, desacomoda. Para ele, a caminhada na construção do Reino precisa ser feita em conjunto, olhando para cada um com expressões de carinho e atenção. “Precisamos surpreender com gestos de amor pelo irmão, com fraternidade, esperança e cuidado. Ser para os outros, é a nossa vocação”, afirmou.

O rito de posse do novo pároco contemplou a leitura da provisão, a profissão de fé – que relembra também os compromissos do sacerdócio – e o juramento de fidelidade. Pe. Dalci recebeu da comunidade local, a estola sacerdotal, e foi convidado pelo arcebispo para um momento de adoração ao Santíssimo, representando a necessária centralidade na Eucaristia.

Dirigindo-se a comunidade da paróquia Santo Antônio, o sacerdote agradeceu de forma especial a acolhida recebida e reconheceu o trabalho feito nos últimos anos: “as comunidade de Casca e Evangelista me ajudaram a seguir uma elogiável caminhada rumo ao Reino de Deus”, declarou. Pe. Dalci apontou a formação, a juventude e as missões como as suas principais apostas na paróquia. Além disso, o presbítero destacou o desejo de caminhar em comunhão com a Arquidiocese, em união com padres e leigos, de forma especial de sua Área Pastoral. “Quero ser um irmão no meio de vocês, que ajuda a cada um a ser um bom cristão, mas que também precisa de ajuda”, finalizou.

Durante a celebração de posse de Pe. Dalci, ocorreu também a apresentação do seminarista da Teologia Tiago André Guimarães, que apoiará nos trabalhos pastorais da paróquia durante os finais de semana.

Victória Holzbach