29.Abr - Paróquia São Vicente de Paulo celebra 40 anos a serviço da caridade
Paróquia São Vicente de Paulo celebra 40 anos a serviço da caridade

A paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, celebrou com muita alegria no último domingo, 27 de abril, a festa em comemoração aos 40 anos de sua fundação. Diversas celebrações marcaram a tão esperada festa, que aconteceu durante a oitava da páscoa, tempo belíssimo para os cristãos.

Na quarta-feira, 23 de abril, celebrou-se o tema saúde, convidando a comunidade para rezar e refletir o lema: ‘Cuidar dos enfermos com amor de Jesus’. Durante a missa aconteceu o sacramento da unção dos enfermos, pedindo a saúde e a remissão dos pecados.

Já na quinta, 24, foi dia de lembrar as crianças. Diversas crianças se envolveram na celebração e refletiram o lema: ‘As crianças são sementes de caridade’. Durante a missa, todas as crianças participaram de um momento de partilha, recebendo um pãozinho abençoado.

Na sexta-feira, o tema escolhido foi família. Inúmeras famílias das diversas comunidades rezaram juntas o lema: ‘Família ventre materno da fé’. Nesta celebração os Vicentinos propiciaram uma encantadora reflexão a respeito da vida e missão de São Vicente de Paulo, junto aos pobres, crianças e jovens.

Por fim, na noite de sábado, 26 de abril, com a participação de diversos grupos juvenis do Setor Juventude, celebrou-se a juventude. O lema motivador foi: ‘Exercitar o amor a Jesus Cristo com os jovens’. No momento da homilia dois jovens motivaram a reflexão alegrando significativamente a comunidade. Como gesto concreto para essa celebração a comunidade foi convidada a partilhar um quilo de alimento não perecível que será entregue à Caritas Paroquial para distribuição às famílias necessitadas.

As festividades dos 40 anos da paróquia encerraram-se no domingo, 27 de abril, celebrando o tema central: São Vicente de Paulo, 40 anos a serviço da Caridade! Na ocasião, as 26 comunidades, trazendo seus padroeiros, rezaram a vida de São Vicente, relembrada durante uma magnífica peça teatral organizada pelos leigos da comunidade paroquial.

Os trabalhos pastorais nesta comunidade paroquial seguem em 2014 no objetivo de evangelizar, tendo como prioridade a escola de formação para catequistas que acontece todas as terças-feiras, de março a junho, 19h30min, bem como a celebração do segundo ano de evangelização, com o projeto Dízimo Bíblico.

São Vicente de Paulo, Rogai por nós!

Breve histórico

A Paróquia, que anteriormente era uma capela da Matriz Conceição, foi criada em 10 de abril de 1974, por dom Claudio Colling. No início era atendida pelos Missionários da Sagrada Família e os Padres Franciscanos, sendo o primeiro pároco Frei Orlando Rabuske.

Em 1987 a Paróquia passou a ser atendida pelo clero diocesano, sendo nomeado como pároco o Pe. Leonardo Foscheira. Desde então diversos sacerdotes trabalharam e serviram ao amado povo de Deus em suas comunidades, movimentos e pastorais.

Hoje, em 2014, celebrando 40 anos, a Paróquia São Vicente de Paulo, em suas 26 comunidades, sobre a Bênção de Deus, conta com o trabalho de muitas lideranças, grupos, movimentos, pastorais, sacerdotes, religiosos e entidades na missão de evangelizar, com o auxílio dos padres Carlos Jaroceski e Leandro de Mello.

Victória Holzbach

Colaboração: Pe. Leandro de Mello