14.Abr - Paróquia de Sarandi acolhe Missionário de Abu Dhabi
Paróquia de Sarandi acolhe Missionário de Abu Dhabi

A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Sarandi, recebeu no último domingo, 10 de abril, a visita do padre scalabriniano Olmes Milani, missionário em Abu Dhabi, desde o dia 29 de janeiro de 2015.

Durante a homilia, o sacerdote relatou o seu trabalho nos Emirados Árabes, comentando que as ações se caracterizam pela tranquilidade, desenvolvimento e tolerância. “Contudo, não podemos falar sempre de flores quando o assunto é a situação dos expatriados, ou seja, das pessoas que chegam ao país para trabalhar. Faz muita diferença morar num edifício onde as pessoas têm pouca ou nenhuma interação e inserir-se numa comunidade  na qual os seres humanos de culturas diferentes participam das mesmas atividades. Desde minha chegada em Abu Dhabi, fui acolhido na casa do Bispo do Vicariato do Sul da Arábia, localizada no complexo da Catedral. Os sacerdotes da Catedral e da casa do Bispo são provenientes de cinco países: Índia, Suíça, Filipinas, Alemanha e Líbano. Em Abu Dhabi, viajei para o Emirado de Dubai, meu lugar definitivo no que se refere à moradia e trabalho.  Resido nas dependências da Igreja de Saint Mary´s, administrada pelos frades capuchinhos. Lá moramos e participamos juntos nas orações, refeições, celebramos missas e reuniões. Somos sacerdotes da Índia, das Filipinas e do Líbano (capuchinhos), da Ucrânia (diocesano), da Irlanda (Missionários para a África) e eu (Scalabriniano do Brasil), formando uma comunidade multicultural e institucional”, explicou padre Olmes.

Segundo ele, Dubai é ponto de passagem de missionários, bispos e núncios que vão e voltam do Oriente, ocasionando oportunidades excelentes para conversas enriquecedoras sobre a Igreja nos países da Ásia e Oceania. “A Igreja de Saint Mary`s, onde resido, se constitui num fenômeno interessante. Num final de semana que começa com o feriado de sexta-feira e continua com os dias normais de trabalho de sábado e domingo, recebe de 70 a 80 mil pessoas de mais de 20 países. O programa de catequese conta com a participação de 8 mil crianças. Durante o mês, são celebradas missas em 8 línguas e às sextas-feiras podem ser celebradas 15 missas, nas diversas dependências da Paróquia. Quanto a mim, sou escalado para missas em inglês para crianças, jovens e adultos. Havendo necessidade, presido casamentos e celebro batismos em espanhol, português e inglês. Existe a possiblidade de reunir, pelo menos uma vez por mês, as pessoas de língua portuguesa e espanhola. Atualmente tenho acesso aos diversos portos dos Emirados Árabes Unidos, onde exercerei a missão do Apostolado do Mar, em conjunto com a Missão para os Marinheiros da Igreja Anglicana, usando dos mesmos escritórios e formulários próprios para a Pastoral dos Marítimos. O trabalho será executado ecumenicamente, cada sacerdote exercendo suas funções de acordo com sua denominação cristã e em colaboração de cada um com os demais”, destacou. O sacerdote comentou também que esta é a maior paróquia de migrantes do mundo, onde a catequese conta com mais de 8 mil crianças e 440 catequistas. Na paróquia, são 240 Ministros da Comunhão.

“Concluindo, posso dizer que estou gostando e me sinto feliz por estar num ambiente onde a característica é o encontro dos seres humanos, das culturas, da religiosidade e das denominações cristãs e religiosas a bordo dos navios e em terra, finalizou o missionário scalabriniano padre Olmes Milani.

Colaboração: Fernando Luiz Concatto