03.Mar - Padre Ludgero Mafra toma posse em Gentil
Padre Ludgero Mafra toma posse em Gentil

A paróquia Santo Antônio, em Gentil, celebrou na última sexta-feira, 24 de fevereiro, a cerimônia de posse do padre Ludgero Mafra que, até então, atuava na paróquia São Valentim, em São Valentim do Sul. O novo pároco de Gentil vai atuar em 13 comunidades.

Presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, a celebração foi acompanhada pelos padres Itamar Lavarda, Wilton dos Santos Bento e Domingos Treviso. Durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão de posse do pároco que, ais tarde, recebeu o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e, também, a água, utilizada no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização.

Durante a homilia, dom Rodolfo destacou a importância da Palavra de Deus no trabalho do sacerdote e na vida da comunidade. , também, a necessidade de a comunidade acolher aquele que chega. “Se a palavra humana tem tanta força e tanto poder - que pode danificar e pode destruir - quanto mais poder e força tem a palavra de Deus. Assim, com muito mais gosto, deveríamos deixar que a Palavra de Deus repercutisse em cada um de nós”, iniciou. “Uma das coisas bonitas que podemos fazer como Igreja é viver em comunidade. Uma das tarefas que o padre tem é essa: formar comunidades. E uma comunidade não é um grupo de amigos que se escolheu, mas um grupo de pessoas que aderiram a Cristo e, por isso, são diferentes e nos colocam a prova para vermos e somos cristãos de fato, se somos capazes de ter atitudes cristãs”, colocou.

Em sua fala, o novo pároco agradeceu o carinho da comunidade de São Valentim e, também, ressaltou a importância da acolhida recebida em Gentil. “A minha missão é fazer a comunidade ser santa para que eu possa ganhar o céu. É preciso santificar e que Deus nos ajude a sermos mais santos. Precisamos fazer Jesus mais conhecido e amado. Juntos faremos isso”, concluiu.

Sammara Garbelotto