18.Set - Nunciatura anuncia Dom Jaime Splenger como novo arcebispo de Porto Alegre
Nunciatura anuncia Dom Jaime Splenger como novo arcebispo de Porto Alegre

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, que o Papa Francisco nomeou dom Jaime Splenger como novo arcebispo de Porto Alegre (RS). Desde 2011, dom Jaime estava na função de bispo auxiliar nesta mesma arquidiocese.

Membro da Ordem dos Frades Menores, dom Jaime é catarinense. Em 2010, foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo titular de Patara e o cargo de auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. No Regional Sul 3 da CNBB, é o bispo referencial da Pastoral da Educação; também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Em 2011, ao completar 75 anos e, conforme prevê o Código de Direito Canônico, Dom Dadeus Grings apresentou ao Vaticano a renúncia do cargo de arcebispo metropolitano. O processo de escolha levou dois anos até a decisão final do Papa Francisco. Dom Dadeus Grings justifica a demora na sucessão pela importância que a Arquidiocese de Porto Alegre possui: “A sucessão de Dom Vicente Scherer demorou três anos. Isso também mostra a importância que tem esta sede diocesana” disse.

Considerada pela Igreja como a 5ª mais importante do Brasil, a Arquidiocese de Porto Alegre abrange 29 municípios, em quatro vicariatos territoriais: Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba. Possui mais de 700 comunidades, reunidas em 156 paróquias.

A comunidade de Porto Alegre e de todo o Estado agradece de forma especial a dedicação e empenho de Dom Dadeus nestes 12 anos dedicados à Arquidiocese.

Victória Holzbach

imprensa@pastoral.com.br