Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
15.Ago - Mulheres quilombolas participam de oficinas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mulheres quilombolas participam de oficinas

Na última quarta-feira, 10, dezesseis mulheres quilombolas participaram de uma oficina de alimentação saudável, promovida pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo que, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, desenvolve uma série de atividades nas comunidades quilombolas da Mormaça e da Arvinha, no munícipio de Sertão.



A proposta, que acontece na comunidade da Arvinha, envolveu estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) que auxiliaram na elaboração de pratos saudáveis, produzidos a partir do aproveitamento integral dos alimentos. Para o bolsista Henrique Rossi fazer parte da Cáritas, através de ações como esta, é conhecer outras realidades e culturas. “Desenvolver essa oficina de alimentação nessa comunidade é uma oportunidade de conhecer mais a culinária afro e isso contribui em minha formação acadêmica”, destacou. Para Rita Tatiane da Silva Miranda, que participou da oficina, a oportunidade proporciona alegria e contribui para a integração, além do aprendizado na produção de novos pratos. “Gostei muito da forma que foi feita a feijoada, é uma novidade o uso de talos”, concluiu Rita.



Além desta ação, outras 10 mulheres participaram da oficina de artesanato no quilombo da Mormaça, coordenada pela monitora Eliane Horn. O entusiasmo e o desejo de aprender novos modelos de artesanato marcou o encontro que teve por objetivo possibilitar a confecção de novos produtos com qualidade para gerar renda, além da ornamentação das casas das famílias envolvidas. Para Oraide Gessi de Oliveira, que participou do encontro, o desejo, agora, é de repassar o conhecimento adquirido.



As ações que estão sendo executadas pela Cáritas nas comunidades quilombolas faz parte da opção e missão da entidade, que busca conhecer mais as culturas, acompanhar, integrar e fortalecer as comunidades, contribuindo na sua organização, espiritualidade e geração de trabalho renda.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.