05.Dez - Movimento de Cursilhos de Cristandade celebra 40 anos na arquidiocese

O último domingo, 30 de novembro, foi tempo de graça para mais de 250 pessoas que participaram da celebração dos 40 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade na Arquidiocese de Passo Fundo. A festa foi realizada na paróquia Sagrado Coração de Jesus e contou com a participação de caravanas de 35 paróquias.

O dia foi momento especial de reencontros e comemoração pelos anos percorridos. Na ocasião, o coordenador do movimento, Darci Berlatto, apresentou o vídeo dos 40 anos do MCC, lembrando de diversas datas especiais, como o primeiro retiro para homens, em 16 de maio de 1974 e o primeiro para mulheres, em 13 de junho do mesmo ano. Hoje o grupo já soma 108 retiros realizados.

Para fortalecer a caminhada dos integrantes do movimento, o encontro contou com diversos testemunhos de casais que já passaram pelo Cursilho, bem como de padres e dos assessores do movimento a níveis nacional, estadual e arquidiocesano.

O padre Aldino Barth, diretor espiritual do movimento há 25 anos na arquidiocese, explica: “Estamos presentes no mundo inteiro. Estudamos todos os documentos da Igreja. Bebemos das fontes das Escrituras, do Magistério da Igreja e da Eucaristia nas nossas missões e vidas. Esforçamo-nos para sermos bons e nos santificarmos. Não somos uma organização, mas um movimento. Certamente alguém nos gostaria diferentes, mas somos assim. Tentamos nos inserir nas comunidades cristãs para ajudar e apoiar. Os movimentos chegam aos ambientes na transversalidade. Todos eles são dons do Espírito e lançam a Igreja em novos espaços humanos, evangelizando com suas presenças. Nossa mística e espiritualidade se expressa em nossa vida e presença”.

A programação seguiu com a Missa, celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri e pelo padre Nelson Tonello, pároco da Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, dom Altieri lembrou a caminhada do movimento e a importância da participação das mais de 13 mil pessoas que construíram e continuam construindo esta história.

O encontro concluiu com o almoço de confraternização e, para os participantes, foi oportunidade de estímulo e entusiasmo para continuar a caminhada.

Victória Holzbach

Colaboração: Darci Berlatto