07.Abr - Maleta viajante incentiva leitura em crianças da Leão XIII

O sonho e a vontade de fazer acontecer, juntos, criaram o projeto Maleta Viajante, na Escola de Educação Infantil Berço da Esperança, da Assistência Social Diocesana Leão XIII. A atividade começou a ser colocada em prática no mês de março, quando a diretora da escola, Kátia Gonçalves, colocou seus dotes artísticos em prática e fabricou uma bela maleta, recheada de livros e de muita vontade de impulsionar a educação dos pequenos. O Nível IV foi o primeiro a receber o projeto, que vai passar por toda a escola. A intenção é que a família compartilhe a leitura dos livros com seus filhos. “O projeto tem o objetivo incentivar o gosto pela leitura. A alfabetização acontece, também, quando as crianças sentem que seus pais estão envolvidos no processo de aprendizagem, o que torna esse momento muito mais significativo”, disse Kátia.

Conforme explica a diretora, o aluno leva a maleta para casa e faz a leitura juntamente com os pais. Logo após, deve fazer um desenho sobre a história. “Ao retornar para a Escola, o aluno conta aos seus colegas e professora como foi a visita da Maleta. Ele faz relatos de como foi sua compreensão, ajudando no seu desenvolvimento cognitivo. Seus pais escrevem como sentiram-se com a nova experiência”, informa.

Kátia ainda revela que as crianças ficam na expectativa de quando vai chegar a sua vez e que já é possível notar que estão adorando a novidade. Todos os pais tiveram boa aceitação do projeto. “Foi bem interessante. A gente ficou muito feliz em fazer parte da educação da escola com minha filha. Tive que tirar um tempo para ler com calma, coisa que, normalmente, eu não consigo. Foi muito bom ver a cara da minha filha escutando a história. Na próxima vez, quero mostrar a maleta para todos da família”, disse a mãe da aluna Valentina Machado de Moraes, de quatro anos.

“Tivemos a oportunidade de observar como está o desenvolvimento da nossa filha, como ela prestou atenção e soube contar a história para nós. Também como se divertiu fazendo o desenho da parte que ela mais gostou da historinha”, comentou a mãe da Nathaly Laimer Gregório, quatro anos.

“É uma ótima ideia. Podemos compartilhar e incentivar nossos filhos a terem gosto pela leitura e, com isso, conquistar mais sabedoria e criatividade”, disse a mãe da aluna de quatro anos, Miryane Veiga Falkenbach.

Conforme a diretora da Escola Berço da Esperança, é preciso envolver, sempre que possível, os pais na educação escolar dos filhos. “O que eu espero alcançar é que, desde cedo, as crianças tornem-se bons leitores, além de ajudar no processo de alfabetização dos pequenos. Somente com o incentivo já no começo de sua vida escolar, poderão aos poucos inserir o bom hábito”, concluiu Kátia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Leão XIII

Fotos: Fabiana Rezende