06.Mai - Mais de 350 bispos participam da 52ª Assembleia Geral da CNBB

A 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que reúne mais de 350 bispos de todo o Brasil, iniciou a semana com missa em intenção aos membros do episcopado que faleceram desde a última assembleia. Após a missa, os bispos tiveram reunião reservada e, nas outras três sessões programadas para esta segunda, 05, discutiram e votaram  os textos sobre liturgia, questão agrária e renovação paroquial.

Ainda houve apresentação do relatório das Comissões Episcopais Pastorais, que contém as atividades desenvolvidas desde 2013.

Dom Altieri participa da assembleia que iniciou no dia 30 de abril

À noite, ocorreram reuniões dos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), formado pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os presidentes das doze Comissões Episcopais da entidade, bem como das Comissões Episcopais e bispos referenciais dos Regionais da CNBB.

O arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, é também o bispo referencial para a Evangelização da Juventude no Regional Sul 3, Rio Grande do Sul. Por isso, o arcebispo participou na noite desta segunda-feira, da reunião da comissão nacional, coordenada por Dom Eduardo Pinheiro.

Bispos enviam carta ao Papa Francisco

Assembleia reúne mais de 350 bispos de todo o Brasil

O episcopado brasileiro enviou carta ao papa Francisco por ocasião da 52ª Assembleia da CNBB. No texto, é ressaltado o espírito de esperança e alegria que marca o encontro. Os bispos também agradeceram a presença de Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a canonização do apóstolo do Brasil, São José de Anchieta e falaram do tema central, que trata da renovação paroquial, influenciada pela exortação Evangelii Gaudium. “Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto”, afirma um trecho.

Clique aqui para conferir na íntegra a carta enviada ao papa Francisco.

Victória Holzbach

Fonte: www.cnbb.org.br