23.Fev - Jovens visualizam práticas pastorais para evangelização da juventude do RS
Jovens visualizam práticas pastorais para evangelização da juventude do RS

Cerca de 50 Jovens nas tarefas de assessor, comunicador e articulador, oriundos das Arqui/dioceses das quatro Províncias Eclesiásticas, estiveram reunidos de 21 a 22 de fevereiro, na Casa Marista da Juventude (CAJU), em Porto Alegre (RS). Com o objetivo de visualizar e encaminhar as práticas pastorais comuns para evangelização da juventude no Regional Sul 3 da CNBB, sob a coordenação geral de Ir. Zenilde Fontes e equipe de apoio.

A mesa redonda com o tema “Jesus Cristo, Igreja, Juventude”, encaminhada pelo Pe. Tarcísio Rech, diácono Luiz Barro e Neilor Schuster, iluminou o sábado (21). “Que imagem de Jesus Cristo estamos mostrando nas redes sociais e sites?, questionou Rech. Diácono Luiz expôs o fio condutor do Evangelho de Marcos.

Neilor Schuster apresentou a realidade juvenil com estatísticas, abordagem sociológica e psicológica da juventude. Na sequência houve trabalhos em grupos com foco na formação e partilha entorno do papel do assessor, comunicador e articulador.

O destaque da tarde foi dado ao World café, que, conforme Ir. Maristela Ganassini, da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, e equipe de apoio do Serviço de Evangelização da Juventude, “o trabalho da tarde foi uma metodologia usada para planejamento estratégico, onde os grupos partilham e contribuem com o assunto do outro tomando café e interagindo de forma dinâmica”, explicou.

O domingo (22) foi dedicado para sínteses, discussões, debates e amarrações sobre o Setor Juventude, Subsídio Celebrativo, Encontro de Multiplicadores e Comunicadores, Escola de Formação de Assessores, Curso de Liderança, Semana Missionária, Intercâmbio Missionário, Bote Fé e ações práticas.

Para Elisangela Bellaver, articuladora da Arquidiocese de Passo Fundo, o encontro foi uma troca de experiências: “Esse encontro para mim foi um momento de partilhar o que já vivemos em nossas arquidioceses e movimentos. Tivemos a oportunidade de partilhar nossos sonhos, desejos, desafios e alegrias. Junto se percebe que é possível continuar, pois na partilha se apreende com o outro e seguir a nossa formação. Além disso, não quero guardar só para mim, mas convidar outras pessoas para fazer a experiência”, contou.

Luana Padilha Correa, assessora, da Arquidiocese de Pelotas, afirmou que o encontro é um passo firme de avaliação para dar continuidade na caminhada. “Em 2014 estávamos avaliando e sentindo o que aconteceu com a JMJ, mas agora é um momento de dar um passo firme em direção de algo bem concreto. O Bote Fé é um dos passos concretos na continuação do processo. Como assessora é estar perto da juventude sendo uma presença afetiva e efetiva para as novas lideranças que estão sendo formadas.”, reiterou.

Ao invés de apenas comunicar notícias “o comunicador tem o papel de registrar as experiências e inspirações dos jovens”, afirmou Felipe Padilha, comunicador da Diocese de Caxias do Sul.

De acordo com Dom Antonio Altieri, Arcebispo de Passo Fundo e Referencial da Juventude do Regional, é um “privilégio ter uma equipe fixa liberada para pensar e conduzir a evangelização da juventude. Esse encontro é fruto dessa equipe. Aqui vemos pistas iluminadoras para o trem não parar e nem disparar, mas que continue a andar e receber, acolher novos passageiros. É um esquema de diálogo aberto que programa, pensa e organiza os passos em diversos níveis que se julga necessário para construir algo não uniforme, mas unidos”, avaliou.

Todos e todas voltaram animados(as) e inspirados(as) com as reflexões, vivências, partilhas, espiritualidade e Celebração Eucarística para seus grupos de base.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3

Foto: Thafarel Camargo