19.Jul - Jovens visitam entidades sociais no terceiro dia da Semana Missionária em Passo Fundo

Nesta quinta-feira, dia 18 de julho de 2013, aconteceu o terceiro dia das ações da Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude na área pastoral de Passo Fundo. O dia, que teve atividades intensas nos três turnos, iniciou com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Leandro Mello.

Em seguida, com o objetivo de refletir e estudar a ação social da Igreja e o papel do jovem perante a sociedade, foi realizado um painel com duas temáticas.O primeiro momento tratou do tema: Justiça e Solidariedade, ondeo membro da coordenação da Cáritas Arquidiocesana e coordenador da Fundação Lucas Araújo, Luiz Costella, destacou que a Igreja pode ser definida como um tripé, baseada na fé (oração), anúncio (testemunho) e ação (serviço).

No segundo momento o painel teve como tema: Políticas públicas para a juventude, onde o jovem de 22 anos,Matheus Fernandes – Vereador em Marau e jovem da Pastoral da Juventude – lembrou quando o Papa Francisco pediu aos Cristãos que sejam sujeitos políticos e incentivou os jovens a tomarem parte nestes espaços de discussão e construção de direitos, sempre na perspectiva de melhorar os diversos aspectos da vida do jovem.

Após o almoço, os jovens se dividiram em três grupos para visitar a Fundação Beneficente Lucas Araújo, a Cáritas Arquidiocesana e a Fazenda da Esperança. Durante toda a tarde os jovens estiveram reunidos nestes lugares, tendo a oportunidade de conhecer espaços que, até então, eram desconhecidos.

No retorno, a importância destas vivências foram partilhadas entre os cerca de 20 participantes, que relataram a importante ação de cada entidade e o quanto estavam surpresos pelas experiências. O sentimento que ficou no coração de cada jovem participante é que através da oração e das pequenas ações pode-se não mudar o mundo todo, mas a realidade que os ronda.

Já no fim do dia, os jovens se reuniram para a Lectio Divina – Leitura Orante da Bíblia, onde através de cantos, orações e leitura da palavra, puderam se entregar, rever, e partilhar o que Cristo quer de cada um. O chamado Ele fez, basta a cada convidado, dizer a sua resposta. Mas que, se dito seu sim, seja para assumir e não sumir.

O dia encerrou-se ao redor da réplica da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, ondese fez memória de todos os jovens que estão participando da Semana Missionária e do quanto esta experiência tem sido válida para todos.

Para esta sexta-feira (19), está previsto um dos momentos mais esperados da Semana Missionária no município, que é a acolhida de 65 jovens espanhóis, vindos de Barcelona.

imprensa@pastoral.com.br

Colaboração: Felipe Buhler e Josefine Postal – CLJ