31.Mar - Jovens organizam vigília para “des-comemorar” os 50 anos do golpe militar
Jovens organizam vigília para “des-comemorar” os 50 anos do golpe militar

Jovens ligados ao Centro Acadêmico João Berthier (CAJOB), ao Diretório Acadêmico do Itepa Faculdades (DAITEPA), a Pastoral da Juventude, a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e ao Diretório Acadêmico Santo Agostinho (DASA), promovem uma vigília chamada “Ditadura Nunca Mais Resistência Sempre! Por Justiça e Memória as Vítimas!”.

O momento, que acontecerá na Praça do Teixeirinha, na noite desta segunda-feira, 31 de março, vai até o amanhecer do dia 1º de abril, data do golpe que levou o militarismo ao poder. A intenção é fazer memória das vítimas e dos fatos, principalmente dos ligados a região e ao município de Passo Fundo, que na data do golpe, chegou a sediar no antigo quartel da Brigada, por 72 horas, a sede do governo do estado.

Precisamos fazer memória dos jovens mortos, torturados, exilados e desaparecidos por terem enfrentado o poder despótico e opressor do regime. Será uma noite de extrema vigília para que não fechemos nossos olhos a esses crimes contra a dignidade da vida humana. Crimes que ficaram impunes, sem esclarecimentos. O povo passo-fundense merece esclarecimento sobre os diversos fatos ocorridos de 1964 a 1985.

Muitas raízes do nosso movimento estudantil, das pastorais da Igreja e dos movimentos sociais se encontram justamente na luta por participação e democracia nesse período. Muitos jovens foram às ruas e enfrentaram a tirania, a violência, a opressão e sofreram as consequências. Seria absolutamente injusto não fazermos  memória de tudo isso e lutarmos por mais justiça, pois na atualidade 54 jovens morrem por dia por causa da violência.

O convite está aberto a todos que queiram se juntar a nós nesta noite. Lembrem-se do agasalho, chimarrão e lanche. Somos contra todo tipo de autoritarismo! Ditadura Nunca Mais!

Junior Centenaro: Acadêmico de Filosofia no IFIBE, membro da equipe de coordenação do CAJOB, agente da CPT e seminarista da Arquidiocese de Passo Fundo