25.Ago - Jovens iniciam preparação para o 10° Acampamento da Juventude
Jovens iniciam preparação para o 10° Acampamento da Juventude

No último sábado, 23 de agosto, na paróquia Sagrada Família, em David Canabarro, jovens de várias entidades encontraram-se para preparar o 10º Acampamento da Juventude, que ocorre dois dias antes da 38ª Romaria da Terra, de 15 a 17 de fevereiro de 2015. Entre eles, estavam integrantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Setor Juventude Arquidiocesano, Sindicatos, movimentos sociais, cooperativas e demais lideranças envolvidas na preparação desta 38ª edição da romaria.

Ao longo do dia, cerca de 60 participantes integraram a caminhada de preparação do acampamento. Desde o início deste processo, foram estabelecidos dois eixos, sendo o primeiro de participação, ou seja, que o acampamento seja construído com a colaboração de várias pessoas, e o segundo um caminho que possibilite formação aos jovens sobre a temática da romaria, que aborda a sucessão rural familiar.

Integrantes da Comissão Pastoral da Terra – CPT, realizaram durante a manhã uma retomada histórica das romarias da terra no Rio Grande do Sul, com o foco voltado para os acampamentos da juventude e o rosto jovem que a romaria tem. Na parte da tarde foram realizados os encaminhamentos e a organização das tarefas em cada equipe que está organizando e planejando o acampamento. O momento da tarde também foi de conhecimento do tema romaria: Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social e aprofundamento do lema Eu darei esta terra a sua descendência, (Gn 12, 7).

Os jovens foram motivados para participarem do processo de formação que antecede o acampamento da juventude, onde muitos assuntos serão estudados para a construção coletiva de um acampamento que tenha verdadeiramente o rosto da juventude.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no facebook.

Victória Holzbach

Colaboração: Junior Centenaro e Rudimar Barea