14.Set - Jornalistas do Regional participam do VIII Encontro de Jornalistas em Brasília
Jornalistas do Regional participam do VIII Encontro de Jornalistas em Brasília

Aconteceu de 11 a 13 de setembro último o VIII Encontro de Jornalistas, promovido pela Assessoria Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Casa de Encontro da Cáritas Nacional, em Brasília-DF. Participaram 52 jornalistas de Arquidioceses, Dioceses e Regionais de 17 Estados. O Rio Grande do Sul foi representado por dois Jornalistas, Magnus Regis, da Arquidiocese de Porto Alegre, e Judinei Vanzeto, da Assessoria de Imprensa do Regional Sul 3.

Na abertura do encontro, dia 11, Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, destacou a comunicação como um serviço peculiar para a vida da Igreja. “É um serviço do Evangelho, um ministério. Ao publicar de fatos, testemunhos, notícias estamos anunciando o Evangelho e participamos da missão da Igreja. É ajudar a Igreja na evangelização”, salientou.

Ainda na abertura do evento os participantes refletiram em pequenos grupos sobre as perguntas: “Por que e para quem comunicamos?”, “Qual a importância do que faço?” e “Qual a transformação social que a minha comunicação promove?”.

Durante o sábado, dia 12, teve três palestras e duas oficinas. A primeira palestra com o tema “Os desafios da assessoria de imprensa na atual quadro de comunicação”, proferida por Heraldo Pereira, radialista e jornalista da Rede Globo. Heraldo chamou a atenção dos presentes para a importância da boa apresentação do comunicador e a comunicação corporativa. Também apresentou algumas fragilidades da comunicação que a Igreja faz. Disse que o mais importante não são as perguntas, mas as respostas que se dá ao repórter.

Heraldo comentou a folclórica definição de jornalismo: “Jornalismo é separar o joio do trigo. E publicar o joio” (Mark Twain).

A segunda palestra foi sobre “O jornalismo em tempos de mudanças estruturais”, foi proferida por Fábio Henrique Pereira, jornalista e doutor em Comunicação pela UNB. Destacou as principais mudanças no jornalismo nos últimos tempos e as novas formas de jornalismo multimídia.

Já a terceira palestra foi sobre o “Planejamento e mensuração em assessoria de imprensa”, com Maurício Júnior, da Agência de Comunicação Santa Fé Ideias. Maurício em sua fala destacou a necessidade de um planejamento de comunicação e a constante relação com a imprensa local.

Um das oficinas foi sobre a redação para novas mídias e a outra sobre a qualidade das fotos, algumas técnicas e a importância das mesmas para o registro factual e histórico para a instituição.

Na manhã de domingo, dia 13, houve uma mesa redonda com a temática: “A comunicação como transformação humana e social”, com Joadir Foresti, doutor e coordenador do curso de Comunicação da UCB, e Ir. Núbia Maria da Silva, jornalista e mestre em Comunicação Social. Joadir destacou elementos mais acadêmicos do fazer jornalismo. Já Ir. Núbia apresentou sua experiência de uma comunicação missionária ao dar voz a rostos que a grande mídia não considera importante.

Segundo Ir. Rosa Martins da Silva, assessora de imprensa da CRB Nacional, “o trabalho da Ir. Núbia é dar voz ao povo. Ir aos lugares teológicos. Comunicar a mensagem revelada. É sair dos gabinetes e ser comunicadores em saída”, testemunhou.

De acordo com Dom Leonardo “o Encontro dos Jornalistas é muito importante uma contribuição para que a Igreja seja cada vez mais missionária e evangelizadora. É dar visibilidade a grandeza do Evangelho. Nesse sentido o encontro foi um momento de partilha e ao mesmo tempo de estudo. As partilhas ajudam os jornalistas a estar cada vez mais pronto para ajudar a Igreja na Evangelização, testemunhar o evangelho através da fala e da visibilização dos áudios. Nos Regionais este trabalho é muito importante para visibilizar as ações das dioceses. Fazendo isso o jornalista esta dando uma grande contribuição para a Igreja em saída”, avaliou.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3