21.Ago - ITEPA recebe homenagem na Câmara de Vereadores pelos 30 anos de história
ITEPA recebe homenagem na Câmara de Vereadores pelos 30 anos de história

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de história da ITEPA Faculdades. A solenidade, de proposição do vereador Pe. Wilson Lill, reuniu diversas pessoas entre estudantes, professores e autoridades das dioceses de Erechim, Vacaria, Frederico Westphalen e Chapecó, além da arquidiocese de Passo Fundo.

Estavam presentes na ocasião Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo, Dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito, Dom Urbano Allgayer, bispo emérito, Dom Antônio Keller, bispo de Frederico Westphalen e Dom Manoel João Francisco, bispo de Chapecó, além dos vereadores de Passo Fundo e do reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza.

Após o protocolo de abertura da sessão e do pronunciamento do Presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Tassi, o proponente da homenagem, vereador Pe. Wilson Lill, ressaltou em seu discurso que “prestar homenagem ao instituto de teologia é prestar homenagem a história”. Ele destacou também a importância da Universidade de Passo Fundo para a consolidação da ITEPA Faculdades e lembrou o grande passo dado na fundação do Instituto: “O norte do Rio Grande do Sul era, teologicamente falando, apenas consumidor do que se produzia no centro do país. Após a fundação do ITEPA, passamos a ser produtores de conhecimento teológico. Isso é ousar”, afirmou o vereador.

O presidente da ITEPA, Dom Antonio Carlos Altieri, iniciou agradecendo a Deus pela presença da instituição em Passo Fundo e pela oportunidade ímpar de receber esta homenagem. O arcebispo lembrou também a caminhada do ITEPA nestes 30 anos: “A comemoração que hoje nos reúne faz retomar uma história que iniciou em 1982 e que foi fruto da ousadia e da dedicação de muitas pessoas que apostaram e dos que hoje continuam apostando na possibilidade de formação de sacerdotes, de religiosos e de leigos engajados na difusão da fé e comprometidos com um projeto que associe a uma sólida formação teológica e uma consistente formação cultural.”.

O arcebispo finalizou apontando para a atual organização do ITEPA, que conta com um corpo docente de 24 professores, dos quais 18 têm título de doutorado ou mestrado. Segundo ele, nestes 30 anos, formaram-se em torno de 370 presbíteros, 1108 alunos no curso de teologia de férias e 1748 pessoas no curso de extensão em teologia bíblica, além de tantos outros nas diversas modalidades.

Durante a sessão, foram apresentados também um poema, produzido pelo acadêmico Anderson Santos e uma música, criada pelos alunos do Instituto de Teologia e Pastoral.

Victória Holzbach

imprensa@pastoral.com.br