09.Set - Igreja do Brasil celebra o Jubileu de Ouro do Mês da Bíblia
Igreja do Brasil celebra o Jubileu de Ouro do Mês da Bíblia

Neste ano a Igreja do Brasil comemora o Jubileu de Ouro do Mês da Bíblia, os 50 anos desde sua criação em 1971, que ocorreu na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso, e posteriormente a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.

A Igreja no Brasil instituiu o Mês da Bíblia a partir da urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. À luz do Concílio Vaticano II, o Mês da Bíblia foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.

O professor do Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Padre Ademir Rubini explica que o tema escolhido para a celebração neste ano é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

Ele comenta que Paulo faz esta afirmação a partir da nova realidade apresentada por Jesus Cristo, onde Paulo explica que Deus salva a toda a humanidade, não somente os judeus, como era a crença até o momento. A partir de Jesus, não haveria mais distinção entre as pessoas, todos passam a formar um só povo, o Povo de Deus, e todos são chamados a viver nesta unidade.

“Ao celebrar 50 anos queremos reforçar ainda mais a necessidade de aprofundarmos e estudarmos a Sagrada Escritura em todos os âmbitos da Igreja, todos precisam se deixar animar pela Sagrada Escritura”, diz ele.

Pe. Ademir ainda explica que a proposta da Animação Bíblica da Pastoral que a Igreja da América Latina e do Brasil está enfatizando quer realmente mostrar que toda a vida da Igreja precisa ter a bíblia como centro, “que esses 50 anos possam incentivar ainda mais a gente a valorizar a Sagrada Escritura como a ferramenta principal na obra da Evangelização”, finaliza.

Amanda Nascimento

Informações: CNBB e Vatican News