22.Nov - IFIBE celebra Dia Mundial da Filosofia com conferência de Euclides Mance
IFIBE celebra Dia Mundial da Filosofia com conferência de Euclides Mance

Para celebrar a data instituída pela Unesco em 2002, o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), promoveu nesta quinta-feira, 21 de novembro, a 6ª edição do Dia Mundial da Filosofia. Realizada no SESC, em Passo Fundo, a atividade contou com uma programação diversificada, que incluiu teatro, conferência e música.

A abertura, agradecimento e saudações, ficou por conta do professor Iltomar Siviero, membro da coordenação do IFIBE, que elencou as autoridades e representações presentes e ressaltou a importância da filosofia, que perpassa as diferentes áreas do conhecimento.

O tema do dia, “Sociedades inclusivas, planeta sustentável”, começou a ser refletido pelo Grupo Ritornelo de Teatro, na contação de história da adaptação de Frei Beto, “A Luneta Mágica”.

A noite seguiu com a conferência “O papel da filosofia na construção do bem viver”, ministrada pelo filósofo Euclides André Mance, referência em Filosofia da Libertação e Filosofia Latino Americana e Brasileira.

Mance iniciou com o contexto histórico da filosofia da libertação, afirmando que este fator nasce essencialmente do conhecimento. “Não existe conhecimento sem diálogo e todo conhecimento é libertador”, comentou. O elemento da comunidade também foi muito trabalhado pelo conferencista, que declarou: “É impossível viver sem o outro, a libertação ocorre em comunidade. Ninguém liberta ninguém, mas também ninguém se liberta sozinho”.

Provocando os presentes, o filósofo questionou porque queremos ser livres e o que fazer com essa liberdade. Segundo ele, quatro condições são essenciais para a liberdade: condições materiais, exercício do poder, informação e educação e ética. Euclides concluiu constatando: “Bem viver significa promover as liberdades públicas e privadas eticamente”.

A programação do 6º Dia Mundial da Filosofia encerrou com música. A 3ª edição do Projeto Recitocta, coordenado pela professora Aline Bouvié, encantou o público com suas apresentações.

Victória Holzbach