18.Set - Grupos de Economia Solidária preparam Mostra de Ações Sociais

A 2ª edição da Mostra acontece durante a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, no dia 11 de outubro

“A mostra é espaço de conhecimento, troca de ideais, amizade. As pessoas que passam por lá, não levam só o produto, mas conversam e saem conhecendo o nosso grupo”. Lucimar Poltronieri, artesã há mais de 40 anos, traduz o sentimento dos mais de 70 grupos que participaram da 1ª Mostra de Ações Sociais Solidárias, realizada durante a 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, no ano passado.

A iniciativa deu certo e este ano será realizada novamente durante a procissão. Os romeiros terão a oportunidade de conhecer na prática a ação realizada pela Igreja em toda a região norte do Estado e, de forma especial, o acompanhamento da Cáritas Arquidiocesana aos grupos de Economia Popular Solidária.

A entidade é uma das organizadoras da Mostra, em parceria com o Santuário Nossa Senhora Aparecida e com o Fundo de Solidariedade. Franciel Bachi, um dos responsáveis pela organização da atividade, explica que “os grupos, além de comercializar, buscam um espaço para mostrar seu trabalho e para partilhar experiências com os demais grupos e com os romeiros”. Segundo ele, um dos destaques deste ano é a participação de três grupos de Santa Maria que vem partilhar sua experiência e conhecer a Mostra. “Os grupos estão trabalhando forte na linha da religiosidade popular, trazendo presente a espiritualidade da romaria de diversas formas, nos mais variados produtos”, afirma. – Confira a entrevista na íntegra em áudio no fim deste texto.

O grupo de Lucimar, que produz os artesanatos em casa, na Vila Isabel, recebeu este mês o apoio do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese para melhorar e fortalecer os trabalhos desenvolvidos. Para a romaria, as mulheres estão preparando capas de térmica, chaveiros, imã de geladeira, quadros, sachês e quadros de tecido. Para ela, o importante é que a Mãe Aparecida acompanhe todos os devotos. “Desejo que Nossa Senhora abençoe todas essas famílias que participam da romaria, como abençoa a nossa”, comentou a artesã.

Outro grupo que se prepara para o dia 11 de outubro é o Grupo de Caridade Nossa Senhora de Fátima. Desde 2001, as cinco integrantes se reúnem duas vezes por semana para a produção de artesanatos. Para a Mostra, o grupo prioriza a confecção de capelinhas de papel com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nelci dos Santos, uma das participantes, reforça que o espaço na romaria é importante para mostrar o trabalho realizado na Cáritas Paroquial. “Aqui estamos fazendo as capelinhas, que além de reutilizar o papel, como revistas e materiais de propaganda, também são um sinal de acolhida de Nossa Senhora nas casas”, ressaltou Nelci.

Além dos grupos de Economia Popular Solidária, que comercializarão artesanato, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos, a Mostra contará também com as entidades sociais e pastorais da Igreja, que atendem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, desempregados, catadores, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e tantas outras pessoas em situação de vulnerabilidade.

Victória Holzbach