10.Set - Fundo de Solidariedade da Arquidiocese beneficia projeto La Bella Massa

Espaços de aproximação, construção de relações, partilha e entre ajuda, os pequenos grupos comunitários têm se mostrado alternativas admiráveis de combate ao sistema cada vez mais excludente que vivemos. Estes grupos buscam a valorização da pessoa acima do dinheiro e são caminhos importantes de geração de renda, cidadania e vida.

Para fomentar e fortalecer estas iniciativas, que nascem da necessidade e do clamor do povo, a Arquidiocese de Passo Fundo aposta no Fundo de Solidariedade. A ação, que já beneficiou em torno de 28 mil pessoas desde que foi formado, em 2000, nasce e adquire sentido na partilha de cada um. O auxílio aos projetos só é possível através da doação de milhares de pessoas no Domingo de Ramos, realizada nas 53 paróquias da arquidiocese e repassada para os fundos arquidiocesano, regional e nacional de solidariedade.

Nesta terça-feira, 09, foram as famílias do grupo La Bella Massa, em Passo Fundo, que viram seu projeto fortalecido e valorizado. O conselho do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese – FDS, realizou a entrega dos recursos que permitirão ao grupo a aquisição de uma máquina de massa, para facilitar e aprimorar a produção de capelettis, pizzas, tortéis, pães de milho, massas, pastéis, bolos e lasanhas.

O coordenador de pastoral da arquidiocese e integrante do conselho que avalia e entrega os projetos, padre Renato Estevão Biasi, ressalta: “O fundo se fundamenta numa espiritualidade da partilha. Quer ser um sinal em meio a um sistema que prima pelo lucro, competição, individualismo. Para isso, apoia pequenos projetos que favorecem relações solidárias e de valorização de cada pessoa envolvida”.

No projeto que escreveu ao fundo de solidariedade, o La Bella Massa declara: “Somos famílias batalhadoras, que lutam pelo pão de cada dia, procurando sempre alternativas de sustentabilidade”. Alvair de Oliveira Cavalheiro explica que o grupo integra a esposa, o filho e a irmã e que ajuda também a estreitar as relações na família. Sobre a ajuda do fundo diocesano, Alvair afirma que vai ajudar bastante, já que possuem muita venda da massa e, com a nova máquina, a esposa vai poder ajudar a fazer outras coisas também. Segundo ele, a intenção é fortalecer cada vez mais o projeto, variando a produção, oferecendo novos produtos e integrando outras pessoas. - Confira a entrevista completa em áudio no fim desta notícia.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos.

Victória Holzbach