Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
21.Ago - Fundação Lucas Araújo segue com ações do projeto Meio Ambiente Saudável
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Fundação Lucas Araújo segue com ações do projeto Meio Ambiente Saudável

O ano de 2014 será voltado para o projeto Meio Ambiente Saudável na Fundação Beneficente Lucas Araújo. Diariamente a Entidade, que mantém as Escolas de Educação Infantil Menino Deus e João Busato, o Lar da Menina Pe. Paulo Farina e a Instituição de Longa Permanência São João e João XXIII realiza ações com os atendidos e a comunidade, visando melhorar a qualidade de vida e cuidar do meio ambiente.



Uma das atividades que vem movimentando significativamente as meninas do Lar é a oficina de papel reciclado, desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF). Orientadas pela funcionária e instrutora de turma Tania Picolo, as adolescentes usam caixas e bulas de remédios para trabalhar a conscientização ambiental, além de receber informações sobre o uso e descarte correto de papéis, confeccionando o próprio material que será utilizado nas aulas. De acordo com Tania, a cada dia elas participam mais e sentem mais vontade de transformar os materiais, aprendendo a reaproveitar.



Alunas do 5º ano do Ensino Fundamental, elas se sentem felizes por poder contribuir, mesmo que com ações pequenas, para a melhoria da vida das pessoas. Para Raiana Silvestre do Amaral, o aprendizado ficará para a vida toda. “É muito legal o que aprendemos. Com as atividades compreendemos que é importante reaproveitar e não jogar fora”, frisou.



Já para Nicole Vieira Rodrigues, a experiência de manusear os papeis e transformar lixo em algo novo é o que mais motiva. “Gosto de recortar os papeis e bater no liquidificador. A gente transforma lixo em papel reciclado e isso é muito legal”, destacou a adolescente.



Ensinar aos outros e proteger o meio ambiente são os objetivos da estudante Emily Landarin. “Quando transformamos lixo em material que vamos utilizar depois estamos cuidando do lugar onde moramos e quando ensinamos aos outros, também”, relatou.



Projeto Meio Ambiente Saudável



Elaborado pela Fundação para ser desenvolvido em 2014, o projeto tem como foco o cuidado com o ambiente, as pessoas, a natureza e as coisas que nos cercam.



O objetivo, de acordo com a direção, é promover uso adequado dos recursos naturais, assim como a reutilização, a fim de proporcionar um meio ambiente saudável e fortalecer ações coletivas e conscientes de preservação, organização do espaço e destino correto de resíduos, abrindo inclusive espaço para colaboração com cooperativas de catadores apoiadas pelo Projeto Tansformação.



Participação comunitária e colaboração



O projeto também envolve a comunidade externa, tanto com a participação nas ações quanto na colaboração para que as atividades sejam desenvolvidas. Quem quiser colaborar, pode entrar em contato pelo telefone (54) 3313-2775 ou na sede da Entidade, na Presidente Vargas, 317.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Fundação Beneficente Lucas Araújo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.