09.Out - Feira do Livro de Passo Fundo destaca a importância para o ato de ler
Feira do Livro de Passo Fundo destaca a importância para o ato de ler

Com o tema “A leitura através das gerações”, a 28ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo quer destacar a importância para o ato de ler.

De 31 de outubro a 9 de novembro, o evento proporcionará aos seus visitantes diferentes formas de manifestação da cultura, com peças de teatro, sessões de autógrafos, sarau literário, contação de histórias, palestras, debates, apresentações artísticas, oficinas, exposições e mostras culturais, tudo isso proporcionado de forma gratuita para a comunidade de Passo Fundo e região.

A leitura pode se resumir a uma atividade solitária, mas ela também pode existir através de trocas entre pessoas com experiências diversas e de gerações diferentes. “Com esse pensamento retratamos a importância das experiências repassadas de geração para geração. Quanto mais frequente e natural se torna a disposição e o acesso dos livros às crianças, natural também se torna o ciclo que possibilitará que as experiências sejam transmitidas para as próximas gerações”, destaca a presidente da ALPF, Laura Santana Lunardi.

E para auxiliar nesse processo, a Associação dos Livreiros de Passo Fundo convidou para a Feira do Livro os seguintes autores: Juremir Machado, Gladis Pedersen de Oliveira, Sérgio Nap, Danilo André, Paula Taitelbaum, Felipe Colbert, Caio Ritter, Irlei Wiesel e Rossevelt. Escritores da Academia Passo-fundense de Letras, do Projeto Passo Fundo, além de autores locais e regionais marcarão presença.

As livrarias Diocesana, Delta, Dalzotto, Nobel da General Osório, o Sebo Café, a livraria Espírita Antonina Xavier e Seicho No Ie estarão recheadas de livros para todas as idades e gostos, com preços acessíveis e muitas promoções.

Homenageados

O jornalista, escritor, tradutor e professor universitário Juremir Machado, é o patrono da 28ª Feira do Livro, com sua vasta experiência e conhecimento na área da literatura terá muito a contribuir com o evento.

Da mesma forma a professora e coordenadora das jornadas literárias, Dra. Tânia Mariza Rösing é homenageada como educadora emérita. Sua trajetória no campo universitário, e principalmente seu envolvimento com a criação e coordenação da Jornada Nacional de Literatura em prol da formação de leitores, justificam essa distinção.

Como Amiga do Livro os livreiros da ALPF definiram pela escolha da biblioteca da Ong Agentes do Amor, localizada na Vila Fátima. A Ong é uma entidade comunitária, que realiza ações que visam promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das famílias que ali residem. A entidade, assim como a Feira do Livro trabalham para transformar o mundo pelo amor, tendo como base as gerações passadas.

Fonte: Feira do Livro de Passo Fundo | Cristine Kayser da Silva