10.Mar - Escola Diaconal: curso inicia nessa sexta-feira
Escola Diaconal: curso inicia nessa sexta-feira

Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal, que terá início na noite dessa sexta-feira, envolve a Arquidiocese de Passo Fundo, a Diocese de Erexim e a Itepa Faculdades em uma proposta que busca a formação de dáconos permanentes a partir das orientações do Magistério da Igreja. Com 35 candidatos inscritos – 25 da diocese de Erexim e 10 da Arquidiocese de Passo Fundo -, a Escola Diaconal, que funcionará no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, é uma resposta às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

A partir da importância de as dioceses contarem com o serviço do diaconato permanente, o processo de construção da Escola Diaconal destacou, especialmente, a preparação dos candidatos e, por isso, a necessidade de oferecer um curso para a capacitação teológico-pastoral a esse ministério. Assim, coordenada pelos padres Valter Girelli, Jair Carlesso, Maicon Malacarne, Jorge Dallagnol e pelo diácono Pascoal Pozza, a Escola oferecerá aulas bimensais, sempre nas sextas-feiras e nos sábados, e está diretamente ligada à Itepa Faculdades.

Cronograma

Ao todo, a formação dos diáconos permanentes será realizada em 912 horas divididas em duas dimensões fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos serão trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais: fundamentação bíblica (Sagrada Escritura); fundamentação histórico-teológica (Igreja) e fundamentação pastoral (Missão). Junto com o conteúdo, será trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

Vocação que envolve

O diaconato é uma vocação que “se direciona e é acolhida por homens concretos, cada qual com sua história, limitações e qualidades. Por isso, não é plausível procurar o candidato ideal, portador de todos os pré-requisitos para esse ministério” (Doc. 96, n. 132). Assim, para se candidatar à Escola Diaconal é preciso, em síntese, ter vocação ao ministério diaconal; testemunho de vida: homens de fé, de esperança e de caridade comprovada; saúde física, emocional, mental e espiritual e equilíbrio afetivo-emocional; estabilidade econômico-financeira e previdenciária; capacidade intelectual para acompanhar o curso, desenvolver o ministério e abertura à formação permanente;  envolvimento afetivo e efetivo na comunidade, com engajamento de cinco ou mais anos;  capacidade de diálogo, de comunhão eclesial (com o bispo, o presbitério e organismos), de liderança e espírito de equipe; aceitação, consentimento e colaboração efetiva da esposa e dos filhos; estabilidade matrimonial e vida familiar coerente com os ensinamentos da Igreja; espírito de oração, de serviço e interesse pelo estudo;  opção pela pobreza e pelos pobres e abertura para exercer o ministério nas mais diversas realidades; aceitação da comunidade e do presbitério.

Sammara Garbelotto

imprensa@pastoral.com.br