06.Set - Encontro regional reflete sobre espiritualidade missionária
Encontro regional reflete sobre espiritualidade missionária

Com o tema “Espiritualidade Missionária”, o Setor de Animação Missionária do Regional Sul 3 promoveu, no último final de semana, 3 e 4, seu encontro de formação anual na Casa de Encontros das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre. O evento contou com a participação de cerca de 60 representes dos conselhos diocesanos, juventude missionária, infância missionária e seminaristas.

Na oportunidade, os presentes conheceram e refletiram sobre o projeto das Igrejas Solidárias na Amazônia e Moçambique. “Fortaleceram a unidade com os missionários presentes em Moçambique e na Amazônia através de testemunhos do espírito missionário nas comunidades, nas dioceses, no regional com o objetivo de despertar vocações missionárias”, explicou dom Jaime Kohl, bispo da Diocese de Osório e referencial para Animação Missionária do Regional.

Ainda, os temas e partilhas sobre a espiritualidade missionária foram assessorados pelos padres José Roque Junges, jesuíta, e Camilo Pauletti, da diocese de Caxias do Sul. “A animação missionária é o compromisso de todos os batizados. Todo o batizado recebeu o dom da vida e outros tantos dons que devem ser colocados a serviço da missão, principalmente, nas situações mais necessárias e frágeis. O coração da Igreja é a animação missionária”, destacou padre Pauletti.

Também, durante a Celebração Eucarística, Victória Holzbach - que é jornalista e, até então, fazia parte da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo, atuava na articulação da Pastoral da Comunicação (Pascom) e, também, contribuía com o Setor Juventude – recebeu a bênção de envio para colaborar com a missão no distrito de Moma, em Moçambique. A jovem vai embarcar na próxima segunda-feira, 12, e durante o mês de agosto participou de um curso em preparação missionária em Brasília, no Centro Cultural Missionário. “Tenho partilhado com as pessoas que convivem comigo o desafio que é viver essa missão. Conto com as orações e expressões de vocês para seguir na missão em nome da Igreja do Rio Grande do Sul. Todos vão comigo e peço que rezem por mim e todos os missionários que lá estão”, salientou Victória.

De acordo com dom Jaime, o grupo refletiu sobre a modernidade cultural para ter maior eficácia o anúncio da boa nova a partir desse conhecimento. “As reações e as buscas e sentimentos do coração das pessoas perpassam pelo acolhimento da evangelização e atitudes pessoais”, colocou. Por fim,  o encontro contemplou, ainda, a partilha das experiências das dioceses de Santo Ângelo e Porto Alegre, que mantêm missionários em dioceses Irmãs na Amazônia. “Vimos a articulação missionária a nível diocesano em correspondência com o regional. O encontro nos ajudou a tomar consciência da necessidade de chegar na base, nos grupos e paróquias. Se isso acontecer, a diocese e o regional estarão bem e realizando o ser missionário”, avaliou dom Jaime.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3