24.Ago - Encontro Regional do Apostolado da Oração reúne mais de cinco mil fiéis

Cerca de 5 mil membros do Apostolado da Oração lotaram o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, neste último sábado, (22), em São Leopoldo (RS). Dezenas de caravanas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do Paraná marcaram presença no encontro.

Segundo o diretor espiritual regional do movimento do Apostolado da Oração, Pe. Sereno Boesing, SJ, a temática do encontro trouxe presente a Igreja, uma rede de comunidades e o serviço na comunidade. “O Apostolado da Oração esta aí para servir. Estamos nos preparando, rezando, refletindo a fim de mais e melhor poder cooperar com a Igreja da qual estamos inseridos”, explicou.

“O Apostolado da Oração é família e como família somos servidores do Reino de Deus no mundo de hoje para o qual o Papa Francisco nos convida para ir. Dispomos-nos para servir e o encontro vai nos ajudar para a missão”, salientou padre Sereno.

O Apostolado da Oração é um momento que existe a mais de 150 anos no Brasil. O movimento teve seu início no ano de 1844, por um grupo de jovens, em Lê Puy, na França. “Este encontro acontece a mais de 20 anos no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. O nosso principal objetivo é a oração. Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. Rezamos pelas famílias para uma sociedade melhor”, contou Dalila Conceição Oliveira, a coordenadora do Movimento na Arquidiocese de Porto.

Atualmente, a maioria dos participantes do Apostolado da Oração são pessoas de idade. Mas, “para continuar a espiritualidade e a missão, o movimento estimula o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)”, frisou Dalila.

Para Mareli Inês, da paróquia Santa Terezinha, da cidade de Campo Bom, a oração conduz ao serviço em sua comunidade. “Sou catequista, coordenadora do Apostolado da Oração. Viemos em busca de oração pra santificar o mundo. Viemos em trinta e sete pessoas. Lá na comunidade estamos sempre servindo as pessoas em suas necessidades”, testemunhou.

Na parte da manhã a programação contou com duas palestras: Igreja e a redes de comunidade e, a outra, sobre o serviço na comunidade. À tarde, teve um momento mariano e adoração ao Santíssimo. Às 15h Dom Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, presidiu a celebração eucarística com a bênção de envio e enfatizou a missão de cada um na comunidade.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3