18.Nov - Dom Jaime Spengler toma posse como Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre
Dom Jaime Spengler toma posse como Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

Unindo-se a uma multidão de fiéis e a mais de 30 arcebispos e bispos, Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano de Passo Fundo, participou na última sexta-feira, 15 de novembro, da posse de Dom Jaime Spengler como arcebispo de Porto Alegre.

Nascido em Gaspar/SC, em 1960, Dom Jaime foi nomeado como sétimo arcebispo de Porto Alegre no dia 18 de setembro de 2013, pelo Papa Francisco. Desde 05 de fevereiro de 2011 já atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese.

O novo arcebispo foi acolhido pelo Colégio de Consultores, pelo arcebispo emérito Dom Dadeus Grings e pelo episcopado gaúcho. O ato de posse contou com a presença de quatro arcebispos, 29 bispos, centenas de sacerdotes, Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, secretários de Estado, deputados, vereadores, autoridades militares, membros do Grupo Inter-religioso e dirigentes de organizações da sociedade gaúcha, além de delegações dos Vicariatos da Arquidiocese e das cidades de Gaspar e de Curitiba, onde Dom Jaime trabalhou por muitos anos.

Como primeiro momento do ato de posse, o Mons. Piergiorgio Bertoldi leu a Bula de Nomeação, na qual o Papa Francisco manifesta que Nossa Senhora Aparecida acompanhe o novo Arcebispo e seja sua proteção. O Santo Padre desejou também que “os dons do Espírito Santo sempre estejam contigo”. Eram 9h54m, quando Dom Jaime Spengler recebeu o báculo, símbolo da missão de conduzir o povo de Deus na Arquidiocese. Em seguida, foi levado por Dom Dadeus Grings até a Cátedra, lugar de onde deve orientar o povo. O arcebispo emérito destacou: “Não é o senhor que toma posse da Arquidiocese. É a arquidiocese que toma posse do Senhor”.

Victória Holzbach

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre