14.Jul - Dom Adilson Busin inicia visita missionária em Moçambique

Depois de uma calorosa acolhida na chegada em Moma, a quinta-feira foi especial para conhecer os trabalhos desenvolvidos localmente pela equipe missionária

Em Moçambique desde a última terça-feira, 11, dom Adilson Busin chegou em Moma acolhido pelas palmas que cantavam as boas vindas e os sorrisos que expressavam a alegria pela chegada da visita tão esperada. O bispo auxiliar de Porto Alegre, que estará em Moçambique até o dia 20 de julho, já provou nestes dias a alegria e a hospitalidade do povo moçambicano.

Na programação da visita à equipe missionária estão celebrações nas paróquias de Larde e Micane e no campo de refugiados de Maratane, em Nampula. Além disso, dom Adilson conheceu durante esta quinta-feira os projetos sociais desenvolvidos pelos missionários na Vila de Moma. No local, a equipe acompanha uma associação de fotocopiadoras, uma biblioteca comunitária e um projecto de alfabetização e reforço escolar para crianças.

Criada como uma alternativa de autonomia econômica, a Associação de Fotocopiadoras conta com três unidades e oferece serviços de qualidade e preço justo às comunidades de Moma e Micane. Além disso, os empreendimentos disponibilizam materiais escolares, buscando sempre um preço justo e não visando o lucro, mas o acesso das pessoas a estes utensílios.

Outra iniciativa desenvolvida no local, a Bibliteca Comunitária Watana, é um espaço de acolhida e estudo para os jovens da vila, já que disponibiliza livros didáticos e um ambiente para estudo de segunda a sábado. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 1400 alunos e professores cadastrados.

Murima Wa Mwana (coração de criança) é o terceiro projeto acompanhado pela equipe missionária em Moma. A ação tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças que ainda não frequentam a escola e oferecer reforço escolar para 40 crianças e adolescentes regularmente matriculados.

Além destas iniciativas, a quinta-feira também foi oportunidade para dom Adilson conhecer o Lar Vocacional de Moma. A casa conta com 8 meninos das paróquias de Larde e Micane que são acompanhados pela equipe missionária no discernimento vocacional para o sacerdócio.

Para a equipe missionária, a visita de dom Adilson assinala a sintonia e a preocupação do Regional Sul 3 com o projeto em Moma e garante o necessário acompanhamento do Rio Grande do Sul ao projeto que já existe há 24 anos na Arquidiocese de Nampula. Além disso, a presença do bispo também é motivo de grande animação para as duas paróquias, que se preparam para acolhê-lo nos próximos dias.

Fonte: Victória Holzbach | Jornalista - Missionária Leiga em Moma, Moçambique