02.Mai - Dom Adilson Busin é ordenado em Sarandi

A Arquidiocese de Passo Fundo acolheu no último sábado, 30 de abril, a ordenação episcopal de dom Adilson Busin. O bispo, nomeado para auxiliar de Porto Alegre, é natural de Sarandi e foi ordenado na paróquia Nossa Senhora de Lourdes por dom Alessandro Ruffinoni, CS.

A celebração contou com a participação de diversos padres e bispos, além de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e dom Redovino Rizzardo, CS, bispo de Dourados, co-ordenantes. A comunidade de Sarandi, amigos e familiares de dom Adilson também presitigiaram o momento de grande emoção para todos.

Um dos ritos mais marcantes da celebração foi o da ordenação episcopal, onde o novo bispo foi ungido com o óleo do Crisma, recebeu o Livro dos Evangelhos, o anel episcopal, a Mitra e o Báculo Pastoral e foi acolhido pelos colegas do episcopado.

Na homilia, dom Ruffinoni lembrou a história dos dois, especialmente no caminho na Congregação dos padres Scalabrinianos. “Na verdade muitas coisas nos unem, somos da mesma família religiosa, nos encontramos há muitos anos atrás. Eu jovem missionário, recém chegado da Itália, e tu um adolescente seminarista, no seminário em Guaporé. Depois cada um percorreu caminhos diferentes, tu na formação e eu na animação vocacional e no Paraguai. Foi aí que nos encontramos de novo, para trabalharmos juntos nesta terra Guarany, que nós dois amamos muito. Foi aí que nossa amizade cresceu nas dificuldades encontradas e na alegria do apoio de tantos amigos de cá e de lá da ponte da Amizade. Agora a ordenação episcopal nos une, ainda mais, neste serviço a Igreja”, ressaltou dom Alessandro.

Durante a celebração, dom Adilson também foi acolhido por dom Jaime Spengler, brincando ao se dirigir aos padres carlistas: "Ele nao vos pertcence mais e cuidaremoss muito bem dele". O padre Alfredo Gonçalves, representante da congregação, comentou que o momento representou “um misto de alegria e tristeza pela perda”. Segundo ele, a congregação sentirá muita falta mas também vive um enorme sentimento de gratidao. O lema escolhido por dom Adilson diz bem quem ele é, o que significou na congregação e como trabalhará na Arquidiocese de Porto Alegre”, concluiu.

O novo bispo auxiliar de Porto Alegre agradeceu a presença de todos e reforçou que “Deus vê o segredo de cada um e sabe sempre recompensar”. Lembrando o lema escolhido para a ordenação episcopal, Servo e Peregrino no Amor, dom Adilson explicou que escolheu o Evangelho do bom samaritano, no Ano da Misericórdia, porque a missão do bispo também é se aproximar dos que estão afastados. “No caminho da vida o Senhor Deus me encontrou. É assim que espero encontrar os que me esperam. O bom samaritano também nao quis fazer tudo sozinho. Somos trabalhadores dessa hospedaria chamada Igreja e conto com vocês para trabalhar e exercer minha missao de bispo”, declarou. Falando ao povo da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Adilson finalizou: “Proponho-me a acolher e me coloco a serviço com o manto da profecia, percorrendo o caminho de Jesus peregrinando para a meta do reino de Deus”.

Veja o álbum de fotos no Facebook.

Victória Holzbach